comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique atento

CO – Divulgação da Regra, do Procedimento de Comercialização (provisório) e do cálculo da linha base referentes ao Programa de Resposta da Demanda (RD)

692/22 - Publicado em: 23/09/22 18:55 hs | Atualizado em 23/09/22 19:29 hs

Estão disponíveis as Regras de Comercialização e Procedimentos de Comercialização Provisórios, referentes ao Programa de Resposta da Demanda (RD), cumprindo as determinações da Resolução Normativa Aneel nº 1.040, de 30 de agosto de 2022.

Os arquivos estão disponíveis na biblioteca virtual do site da CCEE (www.ccee.org.br), na página específica sobre Resposta da Demanda e nas seções de Regras de Comercialização e Procedimentos de Comercialização. Para acesso ao documento, acesse os hiperlinks no campo "Links de Apoio" > Regras Provisórias da Resposta da Demanda e Procedimentos de Comercialização Provisórios da Resposta da Demanda, nesta página.

Além desses documentos, também foi disponibilizado, de forma antecipada, o cálculo da linha base dos potenciais participantes do Programa, válido para as reduções de consumo que ocorrerem no mês de outubro de 2022. Para consultá-lo, acesse o Ambiente de Operações, seção “Resposta da Demanda”, opção “Linha Base (RD)”. A partir de outubro, o cálculo será disponibilizado até o 10º dia útil de cada mês e terá validade para o mês subsequente ao da divulgação.

Adicionalmente, o Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS) publicará em seu site (www.ons.org.br) a Rotina Operacional Provisória, que determina os procedimentos para oferta de redução pelos participantes.

Para auxiliar os agentes no entendimento dos regulamentos e processos para participação, a CCEE e o ONS realizarão um workshop online no dia 26 de setembro (mais informações sobre o evento podem ser acessadas aqui). Além disso, a CCEE desenvolveu um infográfico que apresenta os requisitos necessários para participação e os processos de forma resumida.



Esclarecemos, ainda, que o Programa de Resposta da Demanda estará vigente a partir de 1º de outubro de 2022, em caráter provisório, conforme diretrizes publicadas na Resolução Normativa Aneel nº 1.040/2022.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias