comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique atento

CO – CCEE e ONS atualizam versão do modelo DESSEM para cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD)

305/23 - Publicado em: 14/04/23 09:21 hs | Atualizado em 14/04/23 09:22 hs

Após identificação da necessidade de ajustes na versão 19.0.43 do modelo DESSEM, durante a Programação Diária da Operação e o cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicam sua substituição pela versão 19.0.44, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). O uso oficial se dará a partir desta sexta-feira (14/04), com efeitos para o PLD calculado para o sábado, dia 15/04, em diante.

Essa atualização tem o objetivo de garantir que as restrições de segurança e de engolimento máximo sejam atualizadas adequadamente em qualquer situação, através da resolução de ao menos dois problemas de programação linear (PL). A nova versão considera, em particular, o caso em que o crossover está desativado e a convergência do processo iterativo de viabilização da rede elétrica ocorre no primeiro PL. Além disso, a nova versão também evita a resolução desnecessária de um segundo PL quando o primeiro for inviável.

Por se tratar de uma retificação pontual, os testes da nova versão foram realizados pela coordenação da “FT – DESSEM”. A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel foi informada do seu uso nos processos de Programação Diária da Operação e de cálculo do PLD. Como parte do processo de validação, foram disponibilizados no site do Comitê Técnico PMO e PLD e no sistema SINtegre, do ONS, os relatórios dos testes realizados pela coordenação e o devido relatório de validação.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias