comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique atento

CO - CCEE divulgará dados prévios de medição contábil em projeto piloto

871/22 - Publicado em: 28/11/22 11:22 hs | Atualizado em 28/11/22 11:27 hs

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE disponibilizará, a partir de dezembro de 2022, dados prévios de medição contábil para que os agentes possam acompanhar o comportamento do mercado antes da consolidação dos dados. As informações preliminares serão disponibilizadas na plataforma de Divulgação de Resultados e Informações (DRI) com até 10 dias de antecedência do prazo regulatório.

A disponibilização dos valores faz parte de um projeto piloto com duração inicial de seis meses, de forma a garantir a adaptação dos agentes, a análise dos efeitos na operação e possíveis melhorias no processo. A primeira divulgação ocorrerá em MS+2du, com o resultado dos processamentos de modelagens e desligamentos. 

A segunda prévia será disponibilizada em MS+4du, data em que inicia o período de solicitação de ajuste de medição, já considerando o envio de todos os dados de medição que se encerram no dia anterior.

Em MS+8du, a CCEE divulgará a terceira prévia, que ocorre após o fim do período de ajuste de medição, com alguns ajustes ainda pendentes de aprovação e considerando os dados de importação encaminhados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Por fim, no dia seguinte (MS+9du), a última prévia considerará os ajustes de medição aprovados, as estimativas de medição e o recebimento dos demais dados do ONS.

Os dados consolidados da medição contábil seguirão sendo divulgados em MS+12du, conforme prazo regulatório.

A Câmara de Comercialização reforça que os dados podem apresentar variações de uma prévia a outra, uma vez que estas ocorrem em períodos com ausência de dados de medição e do operador do sistema. Por este motivo, salienta-se que a tomada de decisão com base nas informações é de responsabilidade dos agentes. 

Momento Capacita
Com o objetivo de auxiliar os agentes na identificação e interpretação dos dados prévios de medição contábil, a CCEE realizará uma edição do Momento Capacita na próxima quinta-feira (01), às 10 horas. Para participar, basta ter cadastro no Portal de Aprendizado da CCEE e, após acessar a plataforma, ainda na página inicial, clicar na aba “Ao Vivo” e no botão “Acessar ao Vivo”. O usuário será redirecionado para uma sala do Zoom (sistema de videoconferência), em que poderá acompanhar o evento e mandar dúvidas pelo chat. Não é necessária inscrição.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800-10-00-08 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias