Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE reforça seu compromisso com a inclusão e a inovação ao apoiar o Autismo Tech 2025

Câmara participou como apoiadora institucional do hackathon da aTip, que destacou o protagonismo da comunidade autista e premiou soluções voltadas à acessibilidade

Publicado em: 06/11/25 11:20 hs | Atualizado em 06/11/25 11:27 hs

Imagem mostra logos da CCEE e aTip

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE participou ativamente da sétima edição do Autismo Tech e assumiu o papel de apoiadora institucional do maior hackathon brasileiro voltado à neurodiversidade. A participação incluiu colaboradores da organização na banca avaliadora, com apoio técnico às equipes competidoras e mentorias para trabalhar a conexão entre inclusão e inovação. 

Realizado entre 15 e 30 de outubro de 2025, o evento promovido pela aTip reuniu pessoas neuroatípicas de todo o país para desenvolver soluções de inteligência artificial com foco em acessibilidade. Foram dias de intensa troca de conhecimento, aprendizado colaborativo e experiências inspiradoras que reforçaram o potencial da tecnologia como agente de transformação social. 

A edição reconheceu as três equipes que mais se destacaram pela originalidade e impacto das soluções apresentadas. Ao todo, foram mais de R$ 10 mil em premiações, celebrando os projetos que trouxeram ideias inovadoras e aplicáveis, com potencial de gerar mudanças concretas na vida de pessoas com deficiência. 

Durante a cerimônia de encerramento, o conselheiro da CCEE, Vital Neto, destacou a importância de refletir sobre o papel das empresas na construção de um futuro mais inclusivo. “Se uma empresa deseja estar preparada para o futuro e ocupar uma posição de liderança, precisa olhar para o seu quadro de profissionais e avaliar se ele reflete a realidade que está por vir. Nosso futuro é diverso, é inclusivo, e não há progresso sem reconhecer e valorizar as pessoas que o constroem.  A CCEE sempre foi referência no setor elétrico e entende a sustentabilidade e a diversidade como pilares que impulsionam suas ações. Em uma sociedade plural como a brasileira, se nossa missão é servir ao país, operar o mercado e viabilizar a energia, precisamos olhar para o próprio mercado e compreender quem é o Brasil.”, afirmou. 

Carlos Colletto, gerente de Desenvolvimento de Soluções Corporativas e Canais da CCEE compartilhou sua experiência ao integrar a banca avaliadora e ressaltou a relevância do evento. “Participar da banca do Autismo Tech 2025 foi uma experiência extremamente inspiradora. Os projetos apresentados trouxeram não só inovação tecnológica, mas um compromisso genuíno com acessibilidade e empregabilidade. Vi equipes entregando soluções maduras e propostas que já demonstram competitividade e relevância no mercado atual. A presença de iniciativas assim reforça a importância de conectarmos talento, inclusão e empresas para transformar oportunidades em resultados concretos”. 

A participação da Câmara em iniciativas como o Autismo Tech reflete a convicção de que a inovação deve caminhar lado a lado com a responsabilidade social, promovendo transformações que geram valor e impacto positivo para toda a sociedade rumo à construção de ambientes de trabalho mais inclusivos, diversos e sustentáveis.  

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias