Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE realizará concorrência em 01/08 para destravar desafio do GSF e restabelecer equilíbrio no Mercado de Curto Prazo

Mecanismo pretende liberar valores represados por decisões judiciais relacionadas ao risco hidrológico e permite extensão de outorga para usinas

Publicado em: 18/07/25 10:47 hs | Atualizado em 18/07/25 11:16 hs

A imagem mostra uma usina hidrelétrica com o vertedouro aberto

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizará um mecanismo concorrencial inédito que será primordial para destravar um dos mais antigos desafios do setor elétrico: o impacto das ações judiciais relacionadas ao risco hidrológico sobre a liquidação financeira do mercado. A operação será realizada no dia 01 de agosto, às 10h, em formato digital.

A proposta é simples e poderosa: empreendimentos com liminares que isentam ou limitam o pagamento de valores pertinentes aos efeitos do risco hidrológico poderão transformar esses montantes represados em títulos. Estes ativos, por sua vez, serão oferecidos a outros agentes do setor, que, ao adquiri-los, terão direito a estender a validade de suas concessões de geração de energia por até sete anos.

“Desenvolvemos uma solução inovadora, que nos aproxima ainda mais do encerramento de um capítulo de mais de dez anos de disputas judiciais e dá um novo horizonte de crescimento para o setor. É um ganho em previsibilidade, estabilidade e confiança nas regras do jogo”, destaca Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Um novo ciclo para o setor elétrico

A questão em torno do chamado GSF (Generation Scaling Factor) envolveu dezenas de agentes e bilhões de reais em valores represados. Com o novo mecanismo concorrencial, a CCEE, com respaldo do governo federal, por meio da Medida Provisória 1.300/2025, propõe um caminho prático e voluntário para equacionar essas diferenças, beneficiando tanto quem regulariza sua situação quanto quem investe no futuro do setor.

As empresas vencedoras deverão efetuar o pagamento dos valores ofertados no dia 13 de agosto, em uma liquidação extraordinária do Mercado de Curto Prazo (MCP), realizada pela própria CCEE. Em seguida, as informações sobre a extensão de concessões serão formalmente encaminhadas para a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que será a responsável por formalizar as postergações.
Além de promover o encerramento das ações judiciais que impactam o setor, a medida amplia a liquidez, traz maior previsibilidade financeira para os agentes, fortalece o ambiente de negócios e robustece a segurança jurídica do mercado. Do lado do comprador, a solução beneficia as empresas que compram os títulos e incentiva o desenvolvimento das usinas.

Clique aqui para acessar o comunicado com mais informações

Próximos passos

O edital e as regras completas já estão disponíveis no site da CCEE. As empresas interessadas têm entre os dias 18 e 24 de julho para se habilitar e apresentar a documentação necessária. A divulgação dos habilitados será feita no dia 29, para a realização do mecanismo em 01 de agosto.

Edital em Debate

De forma a apresentar as regras da operação e abrir espaço para um debate com o mercado sobre a consolidação do mecanismo concorrencial, a CCEE organizará nesta segunda-feira (21), a partir das 10h, um evento online e aberto para todos os públicos. Chamado de “Edital em Debate”, o encontro reunirá especialistas e instrutores da organização para esclarecer os principais pontos do documento publicado e tirar dúvidas dos interessados.

Para participar, não é necessária inscrição prévia. Basta acessar o Portal do Aluno da CCEE Academy. Caso ainda não seja inscrito, basta se cadastrar gratuitamente e clicar no link da reunião, que estará em destaque. O encontro será ministrado via plataforma de videoconferência e quem não puder comparecer ao vivo poderá assistir posteriormente à gravação completa, que ficará disponível na Videoteca.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias