Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE, EPE e ONS divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

Instituições estimam aumento de 2,6% para 2023 após revisão do PIB

Publicado em: 28/03/23 17:30 hs | Atualizado em 28/03/23 17:48 hs

Capa da apresentação com os logos do ONS, EPE e CCEE

O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam, nesta terça-feira (28), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2023-2027. Para o ano, o aumento previsto é de 2,6% na carga, sem considerar a micro e minigeração distribuída, atingindo o valor 71.569 MW médios. 

A expectativa de crescimento do PIB em 2023 foi revisada de 0,7% para 1%. Algumas premissas a curto prazo são importantes para concretização do cenário avaliado: desaceleração da economia mundial, devido a uma maior pressão inflacionária e alta taxa de juros na economia brasileira, manutenção das premissas econômicas conjugada ao impacto positivo da proposição de uma âncora fiscal e o encaminhamento da proposta de reforma tributária.

Para os anos subsequentes espera-se um ambiente de maior estabilidade econômica, favorecendo os investimentos, especialmente, no setor de infraestrutura, resultando em uma dinâmica de crescimento mais substancial e consistente. Espera-se um cenário internacional mais favorável, inflação dentro da meta, maior confiança dos agentes econômicos e expansão mais significativa da demanda interna. No entanto, a postergação do ciclo de redução de juros pode pressionar os resultados futuros.

Desta forma, para o horizonte 2023-2027, a indicação é de um crescimento anual de 3,2%, atingindo 81.540 MW médios ao final do período.

É importante mencionar que a partir da 1ª RQ, passará a ser representada a base de MMGD existente na parcela de carga. O bloco de MMGD apurado é de 3.155 MWm e será representado a partir do PMO de maio. Essa geração será representada tanto na carga quanto na oferta, dando um efeito líquido nulo.

Confira abaixo as principais premissas e detalhamento das projeções.

1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética PLAN 2023-2027

Previsões Mensais - 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de carga para o PLAN 2023-2027 - com MMGD

Previsões Mensais - 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de carga para o PLAN 2023-2027 - sem MMGD
 

Workshop para apresentação dos resultados

As instituições promovem nesta quarta-feira, 29 de março, a partir das 9h15, o Workshop para apresentação das premissas e resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027 e Inclusão da MMGD na Carga Global.

O evento, via plataforma webex, é destinado aos agentes do setor elétrico, distribuidores, geradores, consumidores livres e comercializadores. Além de abordar o cenário econômico e as premissas consideradas para elaboração das previsões, será um momento para esclarecer possíveis dúvidas dos agentes.

Para participar do workshop, clique aqui

Senha: 43RuqP2Ms5N

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias