Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE apresenta estudo detalhado das migrações para o mercado livre em 2025

São Paulo, Minas Gerais, Paraná e os setores de comércio e serviços lideram o ranking

Publicado em: 13/02/26 14:36 hs | Atualizado em 13/02/26 15:09 hs

capa estudo

Apesar de uma pequena redução em relação ao ano anterior, 2025 foi mais uma vez o ano do mercado livre. Desde a abertura do mercado para todos os consumidores conectados em alta tensão, o ritmo de migração segue intenso e foram 21.707 novas unidades consumidoras que aderiram ao segmento. Mas qual o perfil destas empresas, onde estão localizadas. Um estudo especial feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE apresenta em detalhe este importante movimento do mercado.

Entre os setores com maior volume de migrações, a CCEE destaca os segmentos de serviços, com 6.648 entradas, e de comércio, com 4.098. No recorte geográfico, os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais concentram o maior número de novas unidades consumidoras no mercado livre.

O perfil dos novos participantes do mercado livre é composto, majoritariamente, por empresas de pequeno e médio porte, com atuação nos setores de comércio, serviços e indústria. As migrações de pessoas físicas também merecem destaque: em 2025, o número de unidades consumidoras nessa categoria cresceu 9% em relação a 2024, totalizando 370 migrações.

Esses e outros dados estão detalhados em estudo elaborado e disponibilizado pela CCEE para todo o mercado.

Clique aqui para acessar o estudo completo.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias