Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Distribuição Geração

CCEE implanta identificação da usina pelo Código Único de Empreendimentos

A partir de 9 de maio, o agente deve incluir o CEG na modelagem de ativo no SigaCCEE

Publicado em: 09/05/18 09:42 hs | Atualizado em 07/10/21 22:38 hs

Sem imagem

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE passa a utilizar, a partir de 9 de maio, o Código Único de Empreendimentos de Geração – CEG para facilitar a identificação dos empreendimentos de geração. Os agentes devem preencher o dado no momento da modelagem da usina no SigaCCEE.

Print CEG

“A utilização do CEG na modelagem do ativo segue uma diretriz de mercado e tem como objetivo simplificar a identificação da usina, trazendo maior segurança e agilidade das operações na CCEE”, afirma Guilherme Rocha, gerente da Medição Contábil da CCEE.

O CEG é disponibilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel durante o processo de construção de empreendimento. Por meio do Código Único é possível identificar o tipo de geração, a fonte, o Unidade Federativa e a versão (se houve alguma alteração nos itens anteriores). O núcleo (composto por números) é o único item que não sofre alteração.

Itens do CEG

Além disso, o agente poderá utilizar o núcleo do CEG na busca dos ativos no módulo Medição Contábil do CliqCCEE, o que também auxiliará a consulta e a identificação da usina.

 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias