ESTUDOS ESPECIAIS

EM DESTAQUE

Análise das migrações ao ACL - 2010 a 2022 (janeiro a outubro)

De 2018 até 2021, para janeiro a outubro, a quantidade de unidades consumidoras que migraram para o mercado livre vem crescendo, com uma curva inclinada positivamente. Em 2022, porém, observa-se uma redução na inclinação da curva, ou seja, uma diminuição do ímpeto das migrações. Este estudo apresenta, de forma resumida, cenários que potencialmente explicam o comportamento.

Ao longo de toda a sua trajetória, a CCEE tem realizado estudos especiais para apurar e analisar questões conjunturais ou relevantes para a comercialização de energia. A instituição se antecipa para produzir e fornecer informações capazes de qualificar o debate e direcionar o mercado para novos caminhos.

Nesta página, você encontra os estudos especiais elaborados pela CCEE mais significativos nos últimos anos, abordando temas como lastro de energia incentivada, consumo elétrico durante a pandemia do novo coronavírus, custos das fontes e os impactos da greve dos caminhoneiros de 2018 na demanda.

Novos estudos especiais serão acrescentados à página na medida em que forem produzidos.

ESTUDOS

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudo Especial - Análise das migrações ao ACL – 2010 a 2022 (janeiro a outubro).pdf
Análise das migrações ao ACL 2010 a 2022 (janeiro a outubro)

De 2018 até 2021, para o período de janeiro a outubro , a quantidade de unidades consumidoras que migraram para o mercado livre vem crescendo, c om uma curva inclinada positivamente. Em 2022, no entanto, observa se uma redução na inclinação desta curva, ou seja, uma diminuição do ímpeto das migrações. Este estudo apresenta, de forma resumida, cenários que potencialmente explicam este comportamento.

Nota de Referência para Estudo - Análise das migrações ao ACL – 2010 a 2022 (janeiro a outubro).pdf
Nota de Referência para Estudo - Análise das migrações ao AC... a outubro)

De 2018 até 2021, para o período de janeiro a outubro, o volume de unidades consumidoras que migraram para o mercado livre de energia cresceu, mostrando variações positivas do ritmo das adesões em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, no entanto, observou-se uma inversão desta tendência, com uma diminuição do ímpeto. Esta nota complemetar apresenta, de forma resumida, uma análise das migrações até o mês de outubro/22, detalhando potenciais explicações para a desaceleração observada.

Balanço_2021_2020.pdf
Balanço de Geração e Consumo de 2021

Análise da geração e do consumo entre os ambiente de contratação de energia, no comparativo entre os anos de 2021 e 2020

Consumidores grupo A_B_V1_Versão site.pdf
Estudo especial sobre o potencial de migração de consumidore...rcado livre

Estudo especial sobre o potencial de migração de consumidores para o mercado livre