Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

PortalCCEE disponibiliza serviço para verificar autenticidade de Certidão de Adimplemento

Funcionalidade desenvolvida com a tecnologia blockchain possibilita que qualquer usuário confira a validade e a situação do documento

Publicado em: 11/08/22 12:00 hs | Atualizado em 11/08/22 12:07 hs

Ilustração de notebook com papel em cima do teclado e carimbo

Com o objetivo de assegurar que não possuem débitos em aberto e que estão em dia com os pagamentos de suas obrigações no mercado de energia, os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE apresentam durante negociações e operações um documento que atesta sua adimplência, a Certidão de Adimplemento. Mas como ter certeza de que a informação é válida e atualizada?

Por vezes, as contrapartes que negociavam com um agente entravam em contato com a CCEE para confirmar a veracidade ou simplesmente acreditavam na boa-fé do proprietário da certidão. A partir de agora, a verificação de autenticidade e a situação do documento pode ser realizada de forma simples pelo Portal CCEE (www.ccee.org.br).

O serviço, que foi desenvolvido com a tecnologia blockchain, está disponível na nova página Certidão de Adimplemento localizada na seção Documentos (https://www.ccee.org.br/web/guest/documentos/certidao-adimplemento) e pode ser acessado também pelo QR Code impresso no documento. Todos os usuários podem utilizá-lo, não é preciso ser associado da Câmara de Comercialização.

Veja como consultar informações da Certidão de Adimplemento
Ao acessar a página do Portal CCEE, o usuário deve digitar o Código de Autenticidade que consta na Certidão de Adimplemento. Ao completar com a sequência alfanumérica correta, o campo CNPJ será habilitado, para informar o número de registro do proprietário do documento.  Por fim, basta clicar em realizar consulta para visualizar na tela os detalhes, como validade, situação e autenticidade.

Emissão da Certidão de Adimplemento
Na mesma página de conferência da autenticidade dos documentos já emitidos, há um botão para facilitar o acesso ao serviço de emissão da Certidão de Adimplemento. Ao clicar, o usuário será redirecionado ao Ambiente de Operações para realizar o processo. Vale lembrar que esta funcionalidade está disponível apenas para associados e em acessos por computador.


 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias