![](/documents/20121/0/banner+%C3%A9tica+e+transpar%C3%AAncia.jpg/2d48e738-37f6-3d8c-b071-21b2c68cb434?t=1680095671275&download=true)
ÉTICA E TRANSPARÊNCIA
Ética, transparência e integridade são conceitos verdadeiramente levados a sério por todos os membros da nossa organização. Para a CCEE, ser ético é mais do que respeitar as regras da sociedade e as legislações. É, também, exigir que nossos parceiros de negócio tenham os mesmos valores. Portanto, mais do que zelar pelo nosso comportamento interno, buscamos difundir, expandir e consolidar condutas correspondentes às nossas convicções éticas.
Honrando estes princípios, a CCEE é signatária do Projeto Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e da Carta Compromisso ao Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, duas iniciativas do Instituto Ethos para promover um mercado mais íntegro e ético.
Em julho de 2024, a CCEE foi uma das primeiras empresas a aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União-CGU, que conta com participação de diversas entidades e organizações comprometidas com a transparência.
A CCEE também recebeu por quatro vezes consecutivas o Prêmio Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria-Geral da União – CGU, que avalia a aplicação de medidas de promoção da ética e da integridade e contrárias à corrupção. O prêmio também procura reconhecer as boas práticas e conscientizar as empresas de sua relevância no enfrentamento de atitudes desonestas.
NORMAS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS
As atividades da CCEE são regidas por um conjunto de políticas, normas e procedimentos de conduta. As políticas determinam diretrizes, princípios e valores que devem ser seguidos por todos os membros da organização. Já as normas estabelecem conceitos e definições, responsabilidades e papéis, regras e disposições gerais em relação aos macroprocessos da instituição. Na galeria abaixo, você pode fazer o download de todos esses materiais.
COMITÊ DE ÉTICA DA CCEE
A CCEE conta com um Comitê de Ética dedicado a assegurar que o Guia de Ética e Conduta e demais normativos internos sejam efetivamente incorporados à rotina de todos os colaboradores. O objetivo é garantir que as regras não fiquem apenas no papel, mas se tornem parte do dia a dia da organização.
O Comitê de Ética realiza reuniões trimestrais e pode ser convocado a qualquer momento, caso haja necessidade de tratar assuntos de extrema urgência.
Principais atribuições do Comitê de Ética:
- Garantir a conformidade com as leis e normas aplicáveis, especialmente o Manual de Conduta da CCEE, Políticas e Normas internas;
- Propor ações preventivas para evitar desvios éticos e fortalecer a cultura de integridade;
- Analisar sugestões, denúncias, incidentes e reclamações relacionadas a questões éticas, independentemente do meio ou canal por onde tenham sido recebidas;
- Reportar à Alta Direção, de forma periódica, um resumo de suas atividades e resultados alcançados.
CANAIS DE DENÚNCIA
Colaboradores, associados e parceiros comerciais podem, a qualquer momento, utilizar os canais de denúncia mantidos pela CCEE. Caso você queira relatar qualquer problema, fique tranquilo, pois essa comunicação é segura e sigilosa.
![](/documents/20121/0/logo+oiccee+%283%29.png/bc0493d5-c387-d099-121d-14d13f83eb50?t=1690406783910&download=true)
O OiCCEE é um canal de uso exclusivo para relatar condutas consideradas antiéticas, que violem o nosso Manual de Conduta, Políticas e Normas Internas, atos ilícitos, fraudes, corrupção ou demais irregularidades previstas na Lei 12.846.
![](/documents/20121/0/logo+central+de+monitoramento+pequeno+%281%29.png/b19c166a-a760-3f8e-30da-57ee85d19f72?t=1695738824709&download=true)
Plataforma para o registro de denúncias anônimas referentes a condutas anômalas de agentes que podem proporcionar risco no mercado de energia.o o mercado de energia elétrica.
![](/documents/20121/0/Ramal+Monitoramento1.jpg/269c9cb7-1bf7-83c6-384e-bf8d5f01f2eb?t=1695741303586&download=true)
Ramal telefônico para contato com a equipe de monitoramento da CCEE, garantida a confidencialidade e o sigilo das informações.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
![](/documents/20121/0/logo-ouvidoria-cad+%281%29.png/e30618dc-16ca-3714-1af9-581cc6d3cbe1?t=1695741461553&download=true)
A ouvidoria CAd é um meio de comunição para ouvir nossos clientes. Atua como mediador entre os agentes e a CCEE.
Neste espaço, o usuário pode fazer as suas reclamações, sugestões e elogios.