CERTIFICAÇÃO DE ENERGIA

Países, cidades, empresas e consumidores procuram cada vez mais alternativas para contribuir com a preservação do meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono. E o setor elétrico tem papel importante nesta missão. Produzir energia a partir de fontes com baixa emissão tem sido um dos objetivos do Brasil com a diversificação da matriz.

Uma das etapas deste importante papel do setor elétrico é atestar como a energia está sendo realmente produzida e consumida. Por este motivo, a certificação de energia tem ganhado cada vez mais relevância no mercado. 

Certificação de Hidrogênio

Apontado como combustível do futuro, o hidrogênio pode revolucionar a produção e o consumo de energia no mundo. O grande desafio é desenvolver uma tecnologia que possibilite a produção em grande escala a partir de fontes energéticas de baixa emissão de carbono, o que garante o atributo ambiental a este produto.

Como o hidrogênio pode ser gerado por diversas fontes, como carvão, diesel, biomassa, eólicas, solares, entre outras, a certificação da origem de produção é vista como determinante para atrair investimentos e viabilizar projetos de grande porte.

Confira abaixo os benefícios da versão inicial da Certificação de Hidrogênio.
 

  • Agrega valor ao produto pois possibilita a distinção do teor de carbono do hidrogênio comercializado
  • Possibilita novos modelos de negócio em outros setores da indústria, como fertilizantes, aço, cimentícia, alimentícia, transporte, aquecimento, entre outros
  • Fomenta o mercado nacional de hidrogênio cumprindo os requisitos e as diretrizes regulatórias do Brasil em discussão
  • Dá transparência e permite que os usuários finais conheçam a origem do produto com informações sobre a pegada de carbono
Vídeo de Lançamento do Certificado
Vídeo (íntegra) do evento de Lançamento

Como solicitar a Certificação de Hidrogênio

O processo para emissão da versão inicial do Certificado de Hidrogênio é simples. O interessado deve preencher o formulário de cadastro inicial disponível no site da CCEE e encaminhar por e-mail para a Central de Atendimento (atendimento@ccee.org.br) com o assunto "Cadastro para Certificação de Hidrogênio".

A CCEE realizará a análise da documentação e se o solicitante atende aos requisitos estabelecidos (ver manual). O resultado da avaliação será informado por e-mail. Caso esteja apto, será feita a emissão do Certificado. Caso tenha alguma incosistência, o agente será informado para reenviar a solicitação.

Todos os detalhes podem ser acessados no Manual de Certificação de Hidrogênio.

Documentos para downloads

Perguntas e Respostas

Quais as especificações da certificação de hidrogênio versão inicial?
A versão inicial da certificação de hidrogênio, lançada em dezembro de 2022, será limitada a algumas especificações:

I.    Abrangência: hidrogênio
II.    Método de produção:  eletrólise
III.    Modalidades: produtores conectados ao SIN com PPA e/ou autoprodução renovável ou conexão direta (offgrid)
IV.    Contabilização das emissões: indiretas associadas ao consumo de energia elétrica (Escopo 2 GHG Protocol)
V.    Correlação temporal: opção de análise do balanço energético mensal ou trimestral
VI.    Entrega: certificado no formato PDF
Quanto custa para receber o certificado de hidrogênio?
A versão inicial da certificação de hidrogênio será gratuita.
O certificado é reconhecido no mercado externo?
A certificação de hidrogênio, versão inicial, foi construída nos moldes dos padrões internacionais para atender o mercado externo, porém como o mercado de hidrogênio está ainda em construção, será preciso realizar as primeiras relações comerciais para adquirir esse reconhecimento.
Qual o sistema de cadeia de custódia a certificação foi construído?
A certificação de hidrogênio foi construída no sistema Book and Claim. Este sistema permite uma maior abrangência nos modelos de negócio do produtor, já que através dele é possível que o certificado seja negociado, transferindo os atributos ambientais da produção de hidrogênio para outro produtor.
Quais as particularidades dos formulários?
O formulário de cadastro é destinado às partes que desejam solicitar a certificação de hidrogênio pela primeira vez. Já o formulário de transferência se destina à parte que possui o hidrogênio certificado, mas que pretende transferi-lo, total ou parcialmente, para outra parte que não é o usuário final do produto. Por fim, o formulário de cancelamento é utilizado quando as partes, portadoras do hidrogênio, destinam um uso final para o produto.