Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Evolução operacional: aprimoramentos no sistema de contratos regulados

Melhorias visam agilizar e simplificar processos de envio de dados, validação e consulta de contratos

Publicado em: 12/02/26 14:36 hs | Atualizado em 12/02/26 14:40 hs

tablete com produtos na tela

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE desenvolveu melhorias no sistema de Gestão Documental de Contratos Regulados (GDCR), que atende distribuidoras e geradoras de todo o país. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a usabilidade da ferramenta e tornar as operações mais simples e ágeis.

Disponível no ambiente de operações, o sistema conta com novas telas voltadas às atividades de envio de dados, validação e consulta de contratos, bem como de suas respectivas alterações. Entre os documentos contemplados nesta etapa estão os Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs), os Contratos de Energia de Reserva (CERs), os Contratos de Reserva de Capacidade (CRCAPs), os Contratos de Constituição de Garantias (CCGs), os termos aditivos (TAs) e os processos de troca de titularidade de contrato (TCs).

Além das funcionalidades já mencionadas, o GDCR passa a disponibilizar notificações automáticas (webhooks) de atividades do sistema, permitindo que o usuário, caso opte pelo cadastro, receba avisos diretamente em seus próprios sistemas sempre que houver alterações. Saiba mais aqui.

Essa entrega integra uma série de novas funcionalidades voltadas à evolução das operações de gerenciamento de contratos na CCEE. Em novembro de 2025, a Câmara disponibilizou o primeiro pacote de melhorias, que incluiu APIs relacionadas ao envio de dados, à obtenção de dados de contratos e à obtenção de minutas para contratos de novos leilões, abrangendo modalidades como CCEAR, CER, CRCAP e CCG. Saiba mais sobre essa entrega aqui.

Plantão de dúvidas e Momento Capacita

Para apoiar o período de transição, além da disponibilização do manual de operações do novo sistema, a CCEE oferecerá um plantão de dúvidas todas as quartas-feiras, das 10h às 11h. (acesse o plantão aqui).

Em 12/02, a Câmara de Comercialização promoveu um Momento Capacita, com o objetivo de esclarecer dúvidas e demonstrar as novas funcionalidades do sistema. Para visualizar o conteúdo, acesse aqui.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias