Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Confidencialidade e integridade orientam a atuação da Segurança de Mercado na CCEE

Segregação física, autonomia operacional e tecnologia avançada garantem confiança no monitoramento do Mercado de Curto Prazo

Publicado em: 05/12/25 15:45 hs | Atualizado em 05/12/25 15:47 hs

Imagem mostra um cadeado

A área de Segurança e Monitoramento de Mercado da CCEE atua diretamente na prevenção de riscos, na proteção do Mercado de Curto Prazo – MCP e na asseguração da transparência e confiabilidade nas relações bilaterais. Para isso, conta com processos rigorosos e um modelo de trabalho diferenciado, adequado ao nível de sensibilidade das informações. 

A CCEE adota práticas robustas de segurança da informação, incluindo criptografia ponta a ponta e investimentos contínuos em tecnologia, com foco em manter um ambiente resiliente e com tolerância zero a incidentes. 

Entre os cuidados adotados para garantir a confidencialidade dos dados do mercado estão a instalação da equipe em um ambiente físico exclusivo, separado das demais áreas e com acesso controlado, além de uma atuação independente na estrutura da organização, o que amplia sua autonomia para operar de forma preventiva e intensificar o monitoramento. Também foram estabelecidos contratos de trabalho com cláusulas específicas de confidencialidade, adequados à sensibilidade das informações tratadas. 

Além da estrutura diferenciada, o trabalho é conduzido de forma integrada por duas gerências com funções complementares: 

Gerência de Monitoramento das Operações de Mercado: promove a segurança e confiabilidade das operações de energia por meio do monitoramento contínuo e da identificação de situações que possam afetar o funcionamento do mercado. 

Gerência de Conformidade de Dados de Mercado: Realiza a verificação amostral aleatória, para avaliar a conformidade e a veracidade das informações declaradas no monitoramento prudencial, assegurando a integridade dos dados e a produção de indicadores confiáveis. Atua para que as informações essenciais sejam confiáveis e aderentes às regras de comercialização, conferindo requisitos, analisando riscos e mitigando inconsistências.

Com essa estrutura, a Câmara reforça seu compromisso com a segurança, a integridade das informações e a estabilidade do mercado de energia. 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias