comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique atento

CO - Representação da Régua 11 e da usina hidrelétrica Fontes sofrerão alterações para cálculo do PLD a partir do PMO de setembro de 2022

532/22 - Publicado em: 26/07/22 18:18 hs | Atualizado em 26/07/22 18:21 hs

Em conformidade com o Art. 6º § 2º da Resolução CNPE nº 22/2021, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informa que será dada previsibilidade de um mês em relação às novas representações da propagação da defluência entre a UHE Baixo Iguaçu e a Estação Fluviométrica da Régua 11 – com influência na operação da UHE Itaipu, e na configuração da usina hidrelétrica Fontes (Fontes A e Fontes BC).

Em relação ao primeiro ajuste, conforme sinalizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na última reunião semanal de Programação da Operação, realizada no dia 22 de julho de 2022, passará a ser considerado o tempo de viagem da defluência da UHE Baixo Iguaçu até a Régua 11, utilizando o método de propagação em representação feito no deck do modelo DESSEM. A modificação pretende melhorar a modelagem no deck, uma vez que, atualmente, a defluência da UHE Baixo Iguaçu até a Régua 11 é representada por translação. Espera-se que essa modelagem seja adotada pelo ONS já durante o mês operativo de agosto de 2022, de modo que a CCEE passará a considerar apenas a partir do Programa Mensal de Operação (PMO) de setembro de 2022.

Já a segunda modelagem se refere à representação da UHE Fontes. A alteração visa representar nos modelos DECOMP e DESSEM a configuração cuja operação é praticada com maior frequência entre as unidades disponíveis na configuração dessa usina hidrelétrica. Atualmente, a representação é feita por duas usinas, Fontes A e Fontes BC. Na nova condição, a representação se dará por duas novas usinas distribuídas como Fontes AB e Fontes C. Cabe destacar que, para o modelo DECOMP, será feita a representação mútua de influência de vazão lateral no canal de fuga entre as usinas de Fontes AB e Fontes C. Adicionalmente, serão atualizados os dados cadastrais oriundos do ciclo 2 do GTDP para essas usinas (produtibilidade específica, perdas, nível de montante, nível do canal de fuga médio e polinômios de jusante). Essa representação será realizada em conjunto pelo ONS e pela CCEE a partir do PMO de setembro de 2022.

Mais informações sobre as alterações de modelagem e arquivos afetados serão apresentadas pelo ONS na reunião do PMO de agosto de 2022, a ser realizada nos dias 28 e 29 de julho de 2022.

Este comunicado tem como objetivo informar aos agentes, com antecedência superior a um mês do PMO de setembro de 2022, para que tais modificações possam ser representadas na formação de preço a partir da primeira semana operativa de setembro de 2022, respeitando a previsibilidade definida pelo Art. 6º § 2º da Resolução CNPE nº 22/2021.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias