Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE passa a fazer parte do Pacto Global da ONU

Organização reforça compromissos para o enfrentamento de desafios da sociedade, entre eles o desenvolvimento de mercados de energia limpa e acessível e de políticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo

Publicado em: 01/03/23 14:38 hs | Atualizado em 01/03/23 14:40 hs

Mãos segurando o planeta terra e, ao lado, os quatro pilares dos 10 princípios do Pacto Global e a roda colorida dos ODSs da ONU

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) foi aprovada como participante do Pacto Global da ONU no Brasil, que promove ações nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Um dos primeiros passos da CCEE já integrando a iniciativa será o apoio estratégico para empresas do setor elétrico brasileiro que tenham interesse no primeiro leilão internacional de hidrogênio renovável, que será realizado pela alemã H2Global ainda em 2023. As propostas foram enviadas em fevereiro e serão analisadas pela organizadora do certame.

Como operadora do mercado e com acesso a todos os registros de Contratos de Compra e Venda de energia no Brasil, a Câmara poderá conceder o certificado de energia renovável, documento que atestará quesitos de sustentabilidade do produto para os investidores.

“Nossa entrada para esse seleto time de empresas e organizações do Pacto Global reforça nosso compromisso com ações para o enfrentamento de desafios da sociedade. Para além das ações voltadas para energia renovável, com o empenho da CCEE em atuar como certificadora de energia para o mercado, a chegada da organização ao Pacto Global da ONU também levou em consideração nossos projetos de Diversidade & Inclusão e Equidade de Gênero”, comenta Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Em 2021 a Câmara lançou a iniciativa “CCEE do Futuro”, para tratar questões dessas duas áreas de forma mais estruturada na agenda corporativa. Um dos resultados foi a criação do programa “Mulheres em Fase”, para equiparar o percentual de mulheres do quadro de funcionários, que atualmente é de 41%, com o de mulheres em posição de liderança, que hoje é de 30%. Por meio de mentorias, as gerentes, executivas e conselheiras da própria CCEE apoiam as profissionais que estão em início de carreira com discussões sobre gestão, autoconfiança, liderança, empoderamento, entre outros assuntos.

Outra ação colocada em prática foi a licença parental, que proporciona equivalência às licenças maternidade e paternidade, agora chamadas de 1º e 2º cuidadores, abrangendo todos os casais da CCEE, independentemente da configuração familiar. O processo de recrutamento também foi revisto para ser mais inclusivo e, paralelamente, a organização tem promovido atividades de conscientização dos colaboradores para facilitar a integração de pessoas diversas.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias