Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE certificará possíveis vencedores do primeiro leilão global de Hidrogênio Renovável

Primeiro leilão de Hidrogênio Verde (H2V) ocorrerá na Alemanha e promete movimentar setor elétrico global

Publicado em: 03/02/23 14:38 hs | Atualizado em 03/02/23 15:31 hs

Molécula de hidrogênio em fundo verde

Em 2023, a Alemanha sediará o primeiro leilão global de Hidrogênio Verde (H2V). Organizado pela H2Global, o certame negociará os produtos derivados do processo de produção do gás hidrogênio, como a amônia verde, metanol verde e combustível de aviação sustentável baseado na eletricidade (na sigla em inglês e-SAF). 

A expectativa é que esse primeiro certame movimente interessados em todo o mundo e, como certificadora de Hidrogênio, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou, nesta sexta-feira (3), uma carta aberta aos possíveis interessados do mercado brasileiro em participar da operação.

Como operadora do mercado brasileiro de energia, a CCEE tem acesso a todos os registros de contrato de energia elétrica no Brasil, com gestão da medição de geração e consumo da energia em todo o território nacional. Dessa forma, a organização consegue ter em sua base de informações detalhes acerca do processo de geração de todos os agentes e, neste caso, também dos possíveis operadores do H2V no país.

Dessa forma, a organização atuará como apoiadora estratégica das empresas interessadas em participar do leilão e certificadora no caso dos possíveis vencedores.

Documentação

Para participação no leilão, os proponentes devem apresentar um conjunto de documentos para que sejam qualificados na primeira etapa do processo. A CCEE divulgou uma carta aberta para ajudar os interessados na aprovação nessa etapa de qualificação, apresentando que a certificação seguirá rigorosamente os padrões estabelecidos pela Alemanha.

De acordo com as orientações do edital,  todos os documentos precisam ser apresentados em Alemão, por isso, a carta aberta divulgada pela CCEE possui versões em Português, Inglês e Alemão, e pode ser acessada por meio deste link.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias