Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Artigo: A cauda longa da Gestão de Pessoas

Por Tiago Hayashida, Gerente Executivo de Gestão e Pessoas na CCEE

Publicado em: 18/01/23 14:23 hs | Atualizado em 18/01/23 14:31 hs

Foto do Gerente Executivo de Gestão de Pessoas da CCEE, Tiago Hayashida. Ele é um homem asiático, de cabelos grisalhos, e sorri para a foto.

Desde que o autor e empreendedor norte-americano Chris Anderson publicou o seu artigo “The Long Tail” na revista Wired, no começo dos anos 2000, o conceito da Cauda Longa se tornou quase que onipresente no universo do marketing e da administração no mundo. A ideia de que os mercados de nicho seriam predominantes sobre as grandes commodities, ou, em outras palavras, de que os públicos iriam, cada vez mais, querer produtos especializados parecia certeira para uma época que se abria para as possibilidades da internet banda larga e para a supremacia das ferramentas de busca. O consumidor que se empodera passa a demandar soluções específicas para as suas necessidades individuais.

Essa interpretação demorou um pouco mais para ser absorvida pela visão interna das empresas e pelas áreas de Gestão de Pessoas. Porém, à medida em que avançamos em uma perspectiva dos colaboradores de uma organização como clientes, e que abraçamos a diversidade como valor e como causa das corporações, é preciso reconhecer que eles também são únicos e precisam de atenção personalizada. É uma daquelas obviedades que precisam ser ditas: pessoas diferentes passam por desafios diferentes e, portanto, merecem ações de desenvolvimento e serviços diferentes.

Na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, começamos esse trabalho de segmentação pelas lideranças. Queremos expandir a metodologia vigente em boa parte do mercado de RH, que trata de forma uniforme toda a base de gestores, a famosa solução one size fits all.  Desta forma, temos avaliado caso a caso as necessidades de nosso grupo de gestores, de forma que, se uma pessoa possui uma bagagem X e lida com seu time de maneira Y, iremos levar em consideração as particularidades dessas variáveis, agrupar quem atua de maneira semelhante e produzir formações específicas para cada um desses grupos.

Leia o texto completo em: https://www.mundorh.com.br/a-cauda-longa-da-gestao-de-pessoas/

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias