Notícias

Asset Publisher

Exportação de Vertimento: como funciona operação pioneira realizada em janeiro de 2023

Novo procedimento competitivo foi lançado em outubro de 2022 e permite a comercialização do excedente de geração hídrica com Argentina e Uruguai

Publicado em: 22/02/23 14:46 hs | Atualizado em 23/02/23 21:31 hs

Mapa do Brasil, Argentina e Uruguai, conectados por rede elétrica. Logos do ONS e CCEE fazem alusão ao mecanismo de Exportação de Vertimento Turbinável

No último dia 10 de fevereiro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) publicou os resultados do primeiro processo competitivo de Exportação de Vertimento Turbinável (EVT). Realizado em janeiro deste ano, o procedimento foi lançado em outubro de 2022 e tem como objetivo comercializar com países da América do Sul (Argentina e Uruguai) o excedente de produção de usinas hidrelétricas. Mas como funciona o mecanismo?

O procedimento é realizado em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena a geração de energia em todo o País, gerenciando, também, a operação das Usinas Hidrelétricas (UHEs) que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, a partir de análises do ONS e cálculos de preço, realizados pela CCEE, o procedimento competitivo pode ser operacionalizado diariamente, permitindo a comercialização do recurso com os países vizinhos. 

Momento Capacita

Para esclarecer a operação, a CCEE realizou uma edição especial do Momento Capacita, que pode ser acessada neste link. Durante a aula, especialistas da área de Leilões da organização esclareceram os detalhes acerca do procedimento competitivo e de quem pode participar das operações diárias.

Além disso, também foi realizada uma edição especial do Podcast Interligados, para esclarecimento sobre o tema. O episódio pode ser conferido abaixo.


Um infográfico especial, com mais detalhes sobre a operação realizada pela CCEE e ONS, também está disponível para acompanhamento do passo a passo do procedimento competitivo. Confira abaixo!


 

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher