contas setoriais

A CCEE tem como atribuição realizar a gestão das contas setoriais do mercado brasileiro de energia elétrica, entre elas a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE, Conta de Consumo de Combustíveis – CCC e Reserva Global de Reversão – RGR, conforme regulamentação vigente. 

Para dar transparência e qualidade às informações divulgadas ao mercado, a CCEE apresenta o Boletim de Contas Setoriais e o InfoCCC, que trazem informações econômico-financeiras e técnicas dos recursos geridos.

visão geral das Contas Setoriais

O Boletim de Contas Setoriais reúne informações sobre a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Conta Reserva Global de Reversão (RGR). O material visa dar transparência sobre a gestão de recursos financeiros pagos pelos consumidores.

No painel você confere as informações a partir de janeiro de 2022. Caso você queira visualizar o histórico do boletim - maio/2017 a dezembro/21 - clique aqui.

Data de publicação: julho/23

Conta de Consumo de Combustíveis - CCC

O InfoCCC é um boletim informativo mensal que apresenta os resultados consolidados da apuração do custo total de geração (CTG) e do reembolso mensal da CCC em suas principais rubricas: Reembolso Mensal  e Sub-rogação.

O material visa ampliar o acesso às informações e transparência acerca dos custos de geração de energia elétrica nas localidades reembolsadas pela CCC, durante a gestão da CCEE, permitindo a análise sobre eficiência técnica e econômico-financeira das regiões e/ou usinas relacionadas, visando possíveis reduções de custos à CCC.

A publicação permite a utilização de filtros para a consulta dos reembolsos e custos de geração por beneficiário, estado, município, usina, tipo de fonte e por mês de competência.

Data de publicação: julho/23