Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Hidrogênio: energia do futuro é discutida por especialistas em workshop

CCEE lidera grupo com instituições do setor e do segmento para construir certificação

Publicado em: 10/05/22 14:43 hs | Atualizado em 10/05/22 14:49 hs

Planta nascendo com fundo verde

O hidrogênio é uma aposta importante para a transição energética que o mundo está passando. Os próximos anos serão decisivos na consolidação desta tecnologia e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE já está engajada no desenvolvimento deste mercado. Na última semana, mais de 60 especialistas participaram de um grupo de trabalho para discutir a certificação do hidrogênio.

Com representantes das instituições do setor (Aneel e EPE), produtores de hidrogênio, geradores de energia, empresas que usam hidrogênio como matéria-prima, acadêmicos e associações especializadas neste segmento, a CCEE promoveu um debate sobre os padrões de certificações existentes, com análises de modelos internacionais e tecnologias existentes.

“Estamos mapeando as exigências internacionais para a classificação do hidrogênio como sendo de baixo carbono e as soluções para se adequar ao marco regulatório brasileiro, de forma a conceber uma certificação baseada em três pilares: atendimento a padrões internacionais, otimização dos custos, integridade e confiabilidade”, comenta Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado.

Novos encontros ocorrerão ao longo de 2022 para estabelecer os atributos da certificação do hidrogênio produzido no Brasil. A CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética. 

Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.

Tema na pauta do setor
No dia 3 de maio, a CCEE participou de um evento internacional sobre certificação de hidrogênio, promovido pela Câmara de Comercialização e Indústria Brasil-Alemanha. O workshop “Certificações Internacionais e Nacionais de Hidrogênio Baseadas no Teor de Carbono” é decorrente de uma parceria energética entre os dois países e contou também com a participação do MME e EPE.

Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado, apresentou a visão geral sobre certificação de hidrogênio verde no Brasil e o planejamento da CCEE para concepção do modelo “Nosso objetivo é disponibilizar uma versão simplificada ainda este ano, possibilitando a evolução para uma versão completa a partir de 2023”, destacou.

Confira o vídeo completo do evento.
https://www.youtube.com/watch?v=2wJzrub4Z0E

 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias