Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração

De cara nova! CCEE lança portal institucional mais moderno e dinâmico

Espaço foi desenvolvido com interação dos agentes e alinhado com a estratégia da organização

Publicado em: 08/11/21 09:26 hs | Atualizado em 08/11/21 09:29 hs

Mulher sentada com notebook no colo

Nos últimos anos, o mercado de energia passou por uma grande transformação exigindo mais dinamismo e flexibilidade das instituições. Novos players, perfis diversos de consumidores e o aumento expressivo de negócios mudaram a maneira como as empresas se relacionam. E, para se conectar com a sociedade e se comunicar de forma efetiva com seus associados, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE lança nesta segunda-feira (8) um portal institucional (www.ccee.org.br) mais moderno e dinâmico para atender às necessidades do setor elétrico e da população.

Preocupada em interagir com diversos setores da sociedade, além dos profissionais de seus agentes, a instituição alterou sua linha editorial para uma linguagem mais direta e simples, utilizando recursos gráficos dinâmicos e em diversas páginas do site. Ao mesmo tempo, procurou tornar a navegação mais amigável com a aplicação de técnicas de experiência do usuário e análises dos conteúdos mais acessados. O resultado pode ser percebido no menu principal (barra superior).

“Fizemos um levantamento quantitativo sobre os conteúdos mais procurados por nossos visitantes. Eram as páginas de preço, notícias, comunicados e informações ao mercado. Estes itens estavam dispersos pelo site e exigiam muitos cliques para serem acessados. Agora no menu principal temos as seções dando acesso direto”, explica Flávia Albuquerque, gerente executiva de Relações Institucionais.

O espaço foi construído durante os últimos 12 meses com diversas interações com os agentes, foram realizados três workshops com representantes de empresas de geração, comercialização e distribuição, e a partir de boas práticas de mercado, obtidas a partir de reuniões e análises de benchmarking com companhias referências em relacionamento digital.

O resultado foi a construção de novas páginas, como o espaço destinado a Eventos, onde estão reunidos todos os webinars organizados pela CCEE, as gravações dos encontros, as apresentações institucionais. Este era um pedido dos agentes para facilitar a visualização e a programação.  

No caso da seção de preços, a instituição promoveu uma simplificação na navegação para garantir a simetria de informação. No site anterior, havia 12 páginas abordando o tema, sendo que duas delas estavam disponíveis apenas para os usuários cadastrados. Agora todo o conteúdo foi inserido em apenas duas, um Painel de Preços, que traz os valores calculados para as horas do dia e um histórico completo dos últimos 20 anos em gráficos dinâmicos, e uma com os Conceitos de Preço.

Por fim, vale destacar a transformação na estrutura dos boletins de dados e análises produzidos pela CCEE. Após interação com agentes, foi desenhada a proposta de um menu organizado por temas, reunindo diferentes produtos da instituição, mas voltado para aquele assunto. Agora o usuário facilmente acessa os dados de geração, consumo, preço, entre outros.

“Estamos dando um passo importante para posicionar a CCEE como referência no setor elétrico. A modernização do nosso portal vem para tornar a comunicação com todos os segmentos da sociedade mais simples e objetiva, dando de forma clara aquilo que as pessoas esperam de nós”, comenta Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração.

Atualização tecnológica
Performance e estabilidade! Estes foram os principais atributos que nortearam todas as alterações tecnológicas realizadas para construção do novo portal. Especialistas da instituição analisaram diversas soluções de mercado e foi adotada a plataforma Liferay, em sua versão open source. Moderna, segura e em constante evolução, a ferramenta oferece confiabilidade (elevado índice de disponibilidade) e flexibilidade, permitindo adequações na estrutura no mesmo ritmo do setor.

“Procuramos construir uma estrutura moderna, mas ao mesmo tempo rápida e estável. Tínhamos uma grande complexidade por conta da integração com diversos sistemas da CCEE. Antes de lançarmos o portal, fizemos testes que apontaram um ganho significativo de desempenho, com significativa redução no tempo de resposta para o usuário”, comenta Marcelo Molina, gerente executivo de Arquitetura, Desenvolvimento e Operação.

Respeitando o comportamento atual dos usuários do portal, a Câmara de Comercialização investiu na construção de gráficos dinâmicos e integrados com outras plataformas, mas mantendo a possibilidade de download dos dados em si. Para exibir o conteúdo foi adotada a plataforma tableau. Um exemplo desta aplicação é a seção Nossos Associados, em que é possível visualizar todos os agentes em filtros específicos. Em apenas um clique, é possível ter acesso ao número de comercializadores varejistas.

Para desenvolvimento do portal foram aplicadas metodologias distintas em cada fase do projeto, sempre preocupado com o resultado para os usuários. Durante uma semana, profissionais de diversas áreas participaram de sessões de Lean Inception para conceber o produto. Técnicas do método ágil também foram adotadas durante o desenvolvimento.

“Alinhamos uma estrutura tecnológica moderna com uma transformação do conteúdo, de forma a mudar como a CCEE interage com seu público. É um ganho que queremos compartilhar com todos os nossos agentes”, finaliza Caroline Araújo, gerente executiva de Governança e Planejamento da área de Tecnologia do Mercado.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias