comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Avisos

CO – Previsão de vazões para o rio São Francisco passará a utilizar o aplicativo Método de Propagação de Vazões (MPV) para cálculo do PLD a partir de junho de 2022

310/22 - Publicado em: 27/04/22 18:43 hs | Atualizado em 27/04/22 18:58 hs

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informam que passarão a considerar o aplicativo Método de Propagação de Vazões (MPV) com o método Streamflow Synthesis and Reservoir Regulation (SSARR) para a propagação das vazões do rio São Francisco a partir do Programa Mensal de Operação (PMO) de junho de 2022, em substituição ao executável Cálculo e Previsão de Vazões Incrementais e Naturais a Sobradinho (CPINS).

Com o objetivo de aprimorar os processos operacionais de acompanhamento e previsão hidrológica, foi desenvolvido o aplicativo MPV, que contempla métodos de propagação hidrológica, entre eles o método SSARR. O aplicativo MPV, em substituição aos métodos vigentes (CPINS em linguagem Delphi e os demais em planilha Excel), foi desenvolvido na linguagem de programação C#, .Net Core, com o uso de bibliotecas de vínculo dinâmico (DLL), permitindo a reprodutibilidade do processo pelos agentes do setor e a evolução da tecnologia utilizada.

A validação do MPV – Método SSARR ocorreu dentro do âmbito CT PMO/PLD, junto ao GT Dados Hidrometeorológicos do Subcomitê de Processos, Dados e Regulação. A atividade foi desenvolvida entre dezembro de 2021 e abril de 2022 e contou com a participação dos agentes ao longo do processo em reuniões mensais, testes de validação e execução do MPV e relatório de validação, com os resultados encontrados com valores aderentes entre os dados observados e o executável do CPINS. Como parte integrante dos documentos disponibilizados no portal do CT PMO/PLD temos o manual do usuário contendo metodologia e manual de execução.

Portanto, em conformidade com o regimento do CT PMO/PLD, foi aprovada a utilização do MPV – Método SSARR junto a Comissão Gestora em reunião realizada no dia 26 de abril de 2022 e a deliberação será endereçada a junto à Comissão Deliberativa em maio de 2022. Sendo assim, a partir do PMO de maio de 2022 passarão a ser divulgados nos portais SINtegre e CT PMO/PLD os decks para execução do MPV – Método SSARR em processo sombra e entrada em operação oficial no PMO de junho de 2022.

Este comunicado tem como objetivo informar aos agentes, com antecedência superior a um mês do PMO de junho de 2022, para que tais modificações possam ser representadas na formação de preço a partir da primeira semana operativa de junho de 2022, respeitando a previsibilidade definida pelo Art. 6º § 2º da Resolução CNPE nº 22/2021.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias