Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE leva projeto de certificação de energia para o FIEC Summit 2022

Evento realizado no Ceará reuniu mais de duas mil pessoas, de 20 países

Publicado em: 11/08/22 16:05 hs | Atualizado em 11/08/22 16:07 hs

A imagem mostra o executivo Ricardo Gedra no púlpito do FIEC Summit 2022. Ele é um homem branco de meia idade e veste um paletó cinza.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, visando contribuir com os debates atuais do setor e reforçar seu papel como referência em operações de mercado, participou na semana passada do FIEC Summit 2022, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará. No evento, a instituição destacou o seu papel como futura certificadora da origem da energia que será utilizada para fabricação de hidrogênio no Brasil e detalhou os principais conceitos que nortearão o processo.

Segundo os organizadores, mais de duas mil pessoas, de 20 países, participaram do congresso, que ocorreu nos dias 3 e 4 de agosto, em Fortaleza. Quem representou a CCEE foi o Gerente de Análise e Informações ao Mercado, Ricardo Gedra, que esteve no painel “Certificação e Rastreamento do Hidrogênio Verde”, ao lado de Ranya Oualid, da International Renewable Energy Agency – IRENA, e Francisco Martins de Almeida Rollo, Consultor Comercial Sênior do Bureau Veritas.

Em sua apresentação, o executivo reforçou a importância de uma instituição independente para assegurar o atendimento a critérios e requisitos nacionais e também internacionais. “Essa será uma necessidade básica se quisermos nos tornar exportadores do insumo, que tem potencial para crescer exponencialmente nos próximos anos, com o Brasil na linha de frente do mercado”, afirma Gedra.

A certificação de energia foi selecionada como um dos temas estratégicos da Câmara de Comercialização para 2022. Até o final deste ano, a organização vai lançar a iniciativa, ainda em uma primeira versão, simplificada, para atender aos projetos piloto de fabricação de hidrogênio que devem entrar em operação em 2023. A partir de então, o processo será desenvolvido e ampliado para atender à demanda de vendedores e compradores.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias