Notícias

Asset Publisher

Grupo analisa exigências internacionais e características brasileiras na certificação do hidrogênio

O 4º Workshop do Grupo de Trabalho CCEE-H2 debateu requisitos apresentados pelo governo alemão para o primeiro leilão de importação do H2

Publicado em: 15/08/22 15:57 hs | Atualizado em 15/08/22 15:59 hs

Imagem de planta crescendo com fundo verde

Como conectar as necessidades e características do setor elétrico brasileiro com os requisitos planejados pelos mercados internacionais na contratação de hidrogênio renovável? Esta foi a vertente principal do 4º Workshop do Grupo de Trabalho organizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE para debater a certificação de energia, que ocorreu em 11 de agosto.

Os participantes discutiram as premissas apresentadas pela H2 Global para o primeiro mega leilão de contratação de hidrogênio, uma iniciativa do governo alemão para importação desta energia. Organizado pelo Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, o certame apresentou uma consulta ao mercado internacional para uma pré-qualificação de projetos.

Representantes de empresas que estudam e planejam investimentos no segmento, das instituições do setor elétrico e de órgãos de financiamento analisaram as características exigidas como a usina contratada significar um adicional à matriz do país (adicionalidade), acompanhamento horário ou mensal da geração e consumo (correlação temporal), distância do empreendimento da rede (correlação geográfica) e certificações do processo produtivo (teor de CO2 na cadeia).

Preocupações sobre as limitações que as exigências trariam ao setor elétrico brasileiro foram elencadas, como a classificação de adicionalidade, visto que muitas usinas já contratadas podem ampliar sua capacidade, hidrelétricas que poderiam participam com seu potencial, a distância de muitos empreendimentos e até mesmo inviabilidades técnicas na correlação temporal.

As reuniões colaborativas para concepção da certificação do hidrogênio continuarão nos próximos meses. Lembrando que a CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética. 

Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher