comunicados

Asset Publisher

Fique atento

CO – Agentes passam a contar com novos perfis para envio de lances no Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE)

351/22 - Publicado em: 13/05/22 09:59 hs | Atualizado em 13/05/22 10:01 hs

A partir da operacionalização deste mês (maio de 2022), os agentes que participam do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), realizado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), passarão a contar com novos perfis para acompanhar o processamento e participar ativamente das negociações do mecanismo.

A mudança é parte de uma evolução tecnológica apresentada pela CCEE e que deve conferir ainda mais segurança à operacionalização do mecanismo.

Melhoria

A alteração foi realizada no sistema Plataforma Cadastral, onde foram criadas duas permissões de acesso destinadas especificamente ao Mecanismo de Venda de Excedentes: “MVE-Edição” e “MVE-Leitura”.

Adicionalmente, informamos que a CCEE realizou uma carga inicial nos perfis de acesso considerando a opção escolhida pelos agentes para os perfis de Leitura e Edição do CliqCCEE. Desse modo, os usuários que possuíam a permissão de acesso “Cliq Edição” receberam a atribuição “MVE Edição” e os usuários que possuíam a permissão de acesso “Cliq Leitura” receberam a atribuição “MVE Leitura”.

Lembramos que para participar das negociações do MVE o perfil utilizado deve ser o “MVE Edição”, que garante acesso a oferta de lances. Por sua vez, o perfil “MVE Leitura” possibilita acesso à operação geral do mecanismo, como consulta dos limites de venda e elegibilidade, porém sem a possibilidade de participar  ativamente as negociações.

Verificação de perfil

Com a disponibilização dos novos cadastros, os agentes devem conferir previamente, no Ambiente de Operações da CCEE, qual opção está validada em cada perfil atrelado à empresa participante.

É importante que esta verificação seja realizada antes da Simulação – prevista para a próxima terça-feira (17), e da Rodada de Negociações – prevista para a terça-feira (24), quando os perfis já devem estar corretamente habilitados para participação.

A verificação deve ser feita no campo “Acessos” do perfil (veja passo a passo abaixo). Caso a opção não esteja liberada para o usuário que participará da operação representando uma companhia, a autorização precisa ser concedida pelo seu Representante CCEE ou Representante Legal, que são os perfis aptos a concederem as liberações aos demais perfis cadastrados.

Confira abaixo o passo a passo para verificação do perfil de acesso ao MVE Edição e Leitura:


 

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Asset Publisher