Notícias

Asset Publisher

CCEE promove 2º Encontro de Diversidade e Inclusão no Setor Elétrico

Câmara apresentou suas metas de inclusão até 2030 em meio a painéis para impulsionar o tema no setor.

Publicado em: 26/09/25 14:01 hs | Atualizado em 26/09/25 14:08 hs

Imagem mostra pessoas conversando, uma de frente para a outra.

Compartilhar práticas inspiradoras, criar conexões significativas e avançar nas políticas de inclusão, mesmo em tempos desafiadores. Estes foram os propósitos do 2° EncontroCCEE: Diversidade e Inclusão, realizado em 24 de setembro, em São Paulo. Responsável pela viabilizar e desenvolver mercados de energia no Brasil, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE exerce papel central em um setor essencial para o desenvolvimento do país. Ao incorporar a equidade ao seu calendário estratégico, a instituição reforça que o futuro exigirá não apenas tecnologia e inovação, mas também ambientes representativos, plurais e capazes de gerar soluções mais eficientes para a sociedade.

Em seu discurso de abertura, o presidente da CCEE, Alexandre Ramos, destacou que a pauta deve fazer parte do dia a dia do setor elétrico: “Quando oferecemos oportunidades reais, quando reconhecemos talentos e trajetórias, abrimos caminhos para que histórias individuais se tornem conquistas coletivas. Fortalecer a diversidade significa trazer para o debate perspectivas diferentes, que enriquecem as discussões e tornam as soluções mais inovadoras.”

Agenda estruturada e avanços importantes na pauta do evento

A agenda de diversidade da CCEE está estruturada com metas até 2030, que visam tornar a organização um reflexo da sociedade, ampliando a representatividade de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e diferentes gerações. No encontro, o gerente executivo de Finanças e Pessoas, Tiago Hayashida, apresentou os progressos: “Se observarmos a tendência de contratações nos últimos dois anos, estamos evoluindo a passos largos na execução das nossas metas. Essa conquista só é possível graças ao engajamento da secretaria de D&I e ao apoio dos grupos de afinidade.

Desde 2022, iniciativas como o programa Mulheres em Fase, iniciativa que promove mentorias entre lideranças femininas e colaboradoras, a Semana de Diversidade, a formação do Comitê de Diversidade e o Censo de D&I, que têm consolidado uma jornada contínua e institucional para a inclusão.

Na sequência, a programação contou com painéis que abordaram os principais desafios e conquistas em diversidade neste mercado. O primeiro debate trouxe cases de atração de talentos diversos, com a participação de representantes da Shell Brasil, Engie Brasil e do Conversas Energéticas, programa dedicado à inserção de jovens pretos e pardos no setor de energia que conta com a parceria da CCEE. Em seguida, o painel sobre equidade de gênero destacou os resultados do programa Mulheres em Fase, desenvolvido pela Câmara desde 2022, e trouxe experiências da Schneider Electric, do ONS e da consultoria Travessia sobre os desafios de ampliar a presença feminina em diferentes áreas, inclusive na operação.

Já o último debate reuniu alguns dos principais especialistas do país como Mafoane Odara, Thiago Amparo e Reinaldo Bulgarelli para discutir os impactos das políticas globais no Brasil. Apesar de um cenário internacional adverso, os convidados ressaltaram que o cenário nacional tem avançado com políticas públicas e práticas institucionais que comprovam a eficácia da diversidade como força de transformação social e corporativa.

Diversidade e valorização das pessoas

O compromisso da CCEE com a diversidade está alinhado ao pilar de valorização das pessoas, que também se expressa em iniciativas de saúde e bem-estar, como o programa CuidaCCEE e a campanha Vida Ativa. Em 2024, por exemplo, mais de 5.500 atendimentos de saúde foram realizados, e 201 colaboradores participaram de atividades de bem-estar em grupos gamificado. Esse olhar integrado evidencia a Câmara como uma instituição que vai além de operar o mercado: ela contribui para a construção de um setor elétrico mais moderno, humano e inclusivo.

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher