Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Mercado livre de energia ganhou 655 novos agentes consumidores em 2022, aponta CCEE

Segmento, que permite negociar eletricidade diretamente com fornecedores, já responde por mais de 35% do consumo total do país

Publicado em: 14/09/22 12:30 hs | Atualizado em 14/09/22 12:32 hs

Imagem mostra um operário da construção civil à frente de um cenário de cidade

O mercado livre de energia atingiu a marca dos 10.585 agentes consumidores em agosto, registrando crescimento de 6,6% na comparação com dezembro de 2021, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O segmento permite negociar contratos diretamente com fornecedores do insumo e já corresponde por mais de 35% do consumo total de eletricidade do país. 

Na avaliação da CCEE, a expansão está atrelada a três grandes fatores: maior viabilidade financeira, previsibilidade orçamentária, com contratação sob demanda, e a possibilidade de opção por um fornecimento de fontes renováveis.

A categoria Livre, que agrupa quem tem carga maior do que 1 megawatt e que pode negociar energia gerada por qualquer tipo de fonte, cresceu 14,7% no ano. Já a faixa especial, formada por aqueles com demanda contratada entre 500 quilowatts e 1 megawatt e que têm o direito de adquirir energia de fontes incentivadas, como eólica, solar, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas, avançou 5,5%.

Como cada agente pode representar diversas cargas, a Câmara também faz o levantamento do total de Unidades Consumidoras no mercado. Ao final de agosto, o ambiente livre contava com 29.390 UCs, uma alta de quase 10% em relação às 26.724 registradas em dezembro de 2021.

Nos últimos meses, o Ministério de Minas e Energia – MME realizou uma Consulta Pública para tratar da abertura do mercado livre para todos os consumidores que são atendidos em alta tensão. A proposta da entidade, que prevê a liberalização para essa faixa a partir de 2024, contou com a colaboração técnica da CCEE, para que o processo ocorra de forma contínua, sustentável e previsível. 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias