Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE apresenta os cinco temas estratégicos para 2023

Iniciativas visam desenvolver os mercados de energia para que sejam eficientes, inovadores e sustentáveis

Publicado em: 15/12/22 13:28 hs | Atualizado em 15/12/22 13:30 hs

Bússola na mão

Com o propósito de desenvolver mercados de energia eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE procura se manter atualizada e conectada com as expectativas e tendências do setor elétrico. Além de vislumbrar desafios de longo prazo, a organização estabelece estratégias de curto prazo, para o período de um ano, o que é chamado de Temas Estratégicos. 

Cada desafio é liderado por um conselheiro de administração, que conta com a atuação de diversas áreas, reunindo competências distintas e complementares. Na última terça-feira (13), a Câmara de Comercialização apresentou os Temas Estratégicos 2023 na VI Reunião de Interação com as Associações. Confira abaixo os cincos temas que serão trabalhados ao longo do próximo ano.

1)    Preparar a Abertura de Mercado (Marcelo Loureiro)
Após apresentar propostas conceituais e um cronograma para abertura total de mercado, a CCEE se dedicará em frentes primordiais para preparar a estrutura do mercado para implementação da Portaria 50/22, que estabelece a possibilidade de migração de todos os consumidores de alta tensão a partir de 2024. Inicialmente, já foram mapeadas seis questões: aprimorar o agente varejista; implantar a agregação de medição; simplificar e organizar o processo de migração e troca de fornecedor; propor as atribuições e regulamentação do Supridor de Última Instância; propor um modelo de faturamento; e tratar os contratos legados.

2)    Implementar as ações de Segurança de Mercado (Roseane Santos)
Com as novas regulamentações para participação no mercado (critérios de entrada, manutenção e saída) e as garantias financeiras para o MVE, a CCEE seguirá atuando para implementação destas regras em 2023. Ao mesmo tempo, enquanto acompanha a atuação da agência reguladora no tratamento das propostas de Monitoramento Prudencial e Salvaguardas Financeiras, que devem passar por uma nova consulta pública, a organização avançará em aspectos técnicos para implementação dos novos mecanismos, caso eles sejam aprovados.

3)    Certificação de Energia Renovável e Hidrogênio (Talita Porto)
Em uma iniciativa inovadora em 2022, a CCEE apresentou ao mercado a versão inicial do Certificado de Hidrogênio, que visa fomentar este segmento. Para o próximo ano, a organização se dedicará a aprimorar a certificação acompanhando as evoluções regulatórias no cenário internacional e as políticas nacionais. Em paralelo, iniciará um trabalho na Certificação de Energia Renovável (REC) que visa organizar e estimular o crescimento deste mercado, atuando como centralizadora das certificadoras (Plataforma das Plataformas), a fim de evitar a dupla contagem. 

4)    Novos Negócios em Energia (Marco Delgado)
Com a abertura de mercado, avanço da geração distribuída e novas fontes de energia, a dinâmica do setor elétrico está passando por transformações constantes. Por este motivo, a CCEE quer contribuir para o desenvolvimento de novos mercados, como serviços ancilares, armazenamento e/ou potência, e a integração da geração distribuída com o mercado livre. O conceito deste tema estratégico é transformar os recursos energéticos distribuídos em serviços energéticos distribuídos. 

5)    Evolução das Operações de Mercado (Rui Altieri)
Se a dinâmica do mercado mudou e as atribuições da CCEE também evoluíram ao longo da última década, é preciso analisar e adequar as operações de mercado, que foram estabelecidas há alguns anos. Em 2023, deverão ser implementadas algumas melhorias já mapeadas e que estão sob responsabilidade da CCEE, estudar possíveis mudanças na estrutura de liquidação do mercado e propor inovações regulatórias que tornem as operações mais modernas, ou seja, ter ações de curto, médio e longo prazo. O lema deste tema estratégico é sair do comum.



 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias