Notícias

Asset Publisher

Grupo liderado pelo Brasil vai criar requisitos para certificação do hidrogênio no mundo

Lideranças do setor elétrico de nove países fazem parte do grupo, que, na terça-feira (29), começou a debater a produção do insumo, considerado o combustível do futuro

Publicado em: 01/12/22 12:25 hs | Atualizado em 01/12/22 12:30 hs

Imagem mostra a silhueta de pessoas de terno, em ambiente de trabalho

A última terça-feira (29) marcou o início oficial da jornada do grupo de trabalho que irá estabelecer requisitos internacionais para a certificação do hidrogênio, considerado o combustível do futuro. A iniciativa liderada pelo Brasil, por meio de representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, tem como objetivo definir quais os critérios que serão levados em conta para que o insumo possa ser considerado de baixo carbono, impulsionando o mercado global do produto e assegurando seus benefícios para a transição energética no mundo.

O esforço reúne lideranças do setor elétrico da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Israel, Itália e Reino Unido. A intenção é, até 2024, disponibilizar diretrizes que poderão ser usadas por empresas que estejam comercializando o hidrogênio e seus derivados em todos os continentes. Segundo Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado na CCEE, o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores do insumo e, portanto, precisa ter voz no debate global sobre o tema.

“Nós já somos líderes em produção de energia renovável, uma peça-chave para ajudar o planeta, principalmente aqueles países com metas ambiciosas de descarbonização. Agora, nós vamos defender, no âmbito internacional, interesses que certamente vão atrair novos negócios, gerar emprego e renda para a população, além de manter o nosso setor elétrico como um dos mais sustentáveis”, diz Gedra.

Essa iniciativa também será importante para o debate sobre a regulação do hidrogênio no Brasil, que está ocorrendo no Programa Nacional do Hidrogênio, liderado pelo Ministério de Minas e Energia. A participação do país na esfera global fará com que as definições estabelecidas aqui estejam aderentes ao que está sendo praticado ao redor do mundo.

Foi a própria Câmara que propôs a criação do grupo de trabalho sobre hidrogênio no Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE, maior comunidade global do setor, em setembro. A primeira reunião dos especialistas contou com a apresentação dos envolvidos e um debate sobre o cronograma, o escopo da iniciativa e as primeiras atividades do grupo.

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher