Notícias

Asset Publisher

Com protagonismo, CCEE destaca ações para transição energética no EVEx Brasil

Evento reúne lideranças dos setores energéticos dos países ibero-americanos

Publicado em: 04/07/25 14:07 hs | Atualizado em 04/07/25 14:11 hs

alexandre ramos presidente da CCEE

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do mercado de energia de forma sustentável, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE participou com protagonismo do EVEx Brasil, realizado em Natal (RN). A conferência, que reúne lideranças do setor elétrico brasileiro e de Portugal, discutiu a transição energética e as expectativas para a COP30 com a participação dos nossos conselheiros e especialistas.

Como apoiadora do evento, a CCEE contou com um lounge que recebeu os participantes do evento para esclarecer dúvidas, reforçar o compromisso com o setor e apresentar produtos e serviços como novo hub de educação - CCEE Academy e a plataforma brasileira de certificação de energia renovável - CCEE Origem.

A abertura do evento contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que exaltou os esforços do Brasil em fortalecer as energias renováveis e conduzir uma transição energética justa e inclusiva, com um olhar social. Na sequência, o presidente do Conselho de Administração, Alexandre Ramos destacou as iniciativas da CCEE para fortalecer o mercado livre de energia e promover a certificação de energia renovável.

Em seu discurso, Alexandre exaltou a atuação dos profissionais da Câmara para implementar melhorias tecnológicas que possibilitam uma melhor experiência para os consumidores. “A CCEE investiu em tecnologia e, considerando a experiência na abertura de alta tensão, está preparada para esta ampliação da baixa tensão para 90 milhões de consumidores”, afirmou.

Na sequência, o conselheiro Vital Neto fez uma exposição sobre o cenário do mercado de data centers, que em decorrência do avanço da inteligência artificial, está procurando locais para instalação de megaprojetos, que demandam muita energia limpa. Com um olhar sobre a capacidade do setor elétrico de atender esta demanda e colocar o Brasil como um líder neste setor, o executivo lembrou a importância de ter uma regulamentação eficiente e pouco onerosa para os investidores. Clique aqui e confira a apresentação.

O conselheiro Eduardo Rossi, por sua vez, realizou uma masterclass sobre Segurança de Mercado, explicando as ações de Monitoramento Prudencial e os principais objetivos da CCEE ao investir no aprimoramento do mecanismo, que tem tido a participação massiva dos agentes, com 99% de envio de informações. Clique aqui e confira a apresentação.

No fim do primeiro dia do EVEx Brasil, o conselheiro Ricardo Simabuku participou de um debate sobre a reforma e a modernização do setor. Além de ressaltar a importância da abertura integral do mercado para dar liberdade de escolha para o consumidor, o executivo enfatizou a proposta do mecanismo competitivo para solucionar a judicialização do GSF, que perdura no setor há 10 anos e que trava R$ 1,2 bilhão no Mercado de Curto Prazo.

No último dia, César Pereira, gerente executivo de regulação, informações ao mercado e capacitação, participou do painel “Mercado Livre de Energia: abertura total, inovação e integração com geração distribuída”, lembrando o papel central da CCEE na expansão do mercado com o consumidor no centro do negócio.

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher