Notícias

Asset Publisher

CCEE conquista o Selo de Igualdade Racial e celebra a força da diversidade

Certificação reforça o avanço da Câmara em iniciativas de inclusão e consolida seu compromisso com um ambiente mais diverso e representativo

Publicado em: 27/11/25 14:02 hs | Atualizado em 27/11/25 14:08 hs

Imagem mostra o José Cláudio recebendo o prêmio

A construção de um ambiente de trabalho verdadeiramente diverso e inclusivo é um processo contínuo, e a Câmara de Comercialização de Energia - CCEE avança de forma consistente nessa direção. Um dos reflexos desse compromisso é o reconhecimento recebido com o Selo de Igualdade Racial, concedido anualmente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo às organizações que desenvolvem ações efetivas para promover a diversidade racial. 

A cerimônia de entrega ocorreu na última quarta-feira (19/11), no Centro Cultural Vergueiro. Representando a CCEE, José Claudio Santos, gerente executivo de Relacionamento com o Cliente e padrinho do grupo de afinidade de raça, recebeu o selo e compartilhou sua percepção sobre o reconhecimento: 

“Este reconhecimento evidencia a força do nosso grupo de afinidade de raça e o compromisso da alta gestão com a pauta. É uma honra atuar em uma empresa que transforma diversidade em ação e amplia oportunidades para todas as pessoas”, afirmou. 

Tiago Hayashida, gerente executivo de Finanças e Pessoas, também destacou a importância do processo, “Quando começamos a jornada para tornar a CCEE mais diversa, sabíamos que não se tratava de uma prova curta, mas de uma maratona, e que preparo e consistência seriam fundamentais. Estamos avançando em um ritmo muito satisfatório, e sou grato a todas as pessoas que têm contribuído para essa agenda”. 

Como funciona o selo?  

O Selo é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Igualdade Racial (CPIR), que reconhece empresas privadas e instituições que adotam políticas afirmativas e promovem a diversidade racial no ambiente de trabalho e cujo quadro de profissionais contratados contemple, ao menos, 20% de pessoas negras, distribuídas em diferentes hierarquias e funções, incluindo também profissionais com vínculo terceirizado.  

A CCEE inscreveu no processo os dados mais recentes do seu Censo interno, que indicam que 27% dos colaboradores se identificam como pretos ou pardos. O reconhecimento obtido reforça a evolução de suas práticas e reafirma o compromisso institucional em promover um ambiente plural, equitativo e representativo, alinhado aos valores que sustentam a atuação da Câmara no setor elétrico e na sociedade. 

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher