Notícias

Asset Publisher

Conheça os 80 aprovados na Certificação e na Recertificação de Operadores do Mercado

Mais de 150 pessoas se inscreveram para a prova, que bateu recordes pelo segundo ano consecutivo

Publicado em: 27/10/22 18:18 hs | Atualizado em 27/10/22 18:28 hs

Imagem mostra o torso de um homem negro, estudando

Chegou o grande dia! É hora de conhecermos os aprovados na edição 2022 da Certificação de Operadores do Mercado. Ao todo, 151 pessoas se inscreveram para a prova, aplicada na metade de setembro, e 80 delas alcançaram a nota necessária para receber o reconhecimento.

Confira abaixo a lista completa:

Assim como em 2021, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI) foram os responsáveis pela iniciativa. O processo ocorreu, mais uma vez, em formato online, facilitando o acesso para pessoas de todo o país.

A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos candidatos com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara. É uma comprovação, para todo o setor elétrico, de que o profissional tem capacidade de atuar no mercado com competência e segurança. O diploma obtido tem validade por quatro anos, e pode ser renovado após esse período por meio de um exame de recertificação.

A lista dos certificados e das empresas com colaboradores aprovados também será divulgada no portal da CCEE. Acesse no link: https://www.ccee.org.br/web/guest/mercado/capacitacao.

Autenticidade e Blockchain

Uma das grandes novidades da edição 2022 da prova é o uso de Blockchain para assegurar a autenticidade das certificações emitidas pela CCEE e a FGV. Pela primeira vez, os diplomas exibem um QR Code, que direciona os usuários para uma página de consulta no portal da Câmara de Comercialização em que é possível confirmar que os documentos são genuínos.

Uma vez que os registros são descentralizados, a tecnologia amplia muito a confiabilidade de todo o processo, reduzindo a possibilidade de fraudes. Também é possível acessar o serviço diretamente, por meio do link: https://www.ccee.org.br/en/autenticidade. Então, basta digitar o “código de autenticidade”, contido no certificado, para verificar sua situação.

TÓPICOS:

últimas notícias

Asset Publisher