InfoMercado Quinzenal - 367 1ª Edição - Fev/26
Boletim com os dados prévios de medição e posição contratual líquida de 1º a 15 de fevereiro de 2026
- Análise da CCEE
-
Dados de 1º a 15/02/26 comparados com o mesmo mês de 2024 (1º a 15/02/25)
Informações de medição em 24/02/2026, passíveis de ajustes no processo de contabilização
O consumo no SIN para em fevereiro registrou queda de 4,8%, com o Ambiente de Contratação Livre - ACL, regredindo 3,8% e o Ambiente de contratação Regulada - ACR, caindo 5,5%.
Na análise regional, os estados Pará (8,0%) e Amazonas (5,6%) apresentaram as maiores altas, enquanto Rio Grande do Sul (-16,7%) e Maranhão (-18,2%) registraram as quedas mais acentuadas.
Entre os ramos de atividade, telecomunicações (-10,4%) e saneamento (-9,4%) registraram as maiores quedas. Na outra ponta extração de minerais metálicos (11,9%) e madeira, papel e celulose (1,9%) apresentaram alta.
Quanto a geração, com embasamento nos dados prévios, nota-se uma queda estimada de 5,5%, quando comparado ao mesmo período no ano anterior. Em relação às fontes, eólicas e fotovoltaicas apresentaram alta, enquanto as hidráulicas e as térmicas registraram queda.
Em uma escala percentual decrescente, as fotovoltaicas apresentaram crescimento de 34,8% e as eólicas de 6,8%. Com relação as hidráulicas, recuo de 9,8% e as térmicas queda de 15,3%.
Para o desenvolvimento deste relatório foram consideradas estas premissas:
• Este boletim foi publicado no dia 24/02/2026;
• As análises consideram a comparação do período de 2026 em relação ao mesmo período de 2025;
• Os dados de janeiro de 2026 apurados compreendem o período entre os dias 01 a 15 do mês de referência;
• Medição apurada em MW médios no ponto de conexão, isto é, sem as perdas da rede básica;
• Os dados de geração contemplam as novas unidades geradoras modeladas na CCEE ao longo do mês;
• O consumo cativo das unidades consumidoras parcialmente livres está alocado ao ACL;
• O percentual médio mensal de perdas de geração e consumo prévio em janeiro/25, foi de 2,81% e 2,86%, respectivamente;
• O ACL considera os autoprodutores, varejistas, consumidores livres e consumidores especiais;
• As migrações de varejistas via API ainda não estão sendo consideradas neste relatório;
• As participações no MRE e/ou no regime de cotas foram analisadas de acordo com a contabilização de cada mês. As variações apresentadas são impactadas pelo movimento de usinas no MRE e para o regime de cotas.
Para enviar comentários e sugestões ou esclarecer dúvidas, mande um e-mail para: info.mercado@ccee.org.br
O conteúdo desta publicação foi produzido pela CCEE com base em dados e informações de conhecimento público. É de responsabilidade exclusiva dos agentes e demais interessados a obtenção de outros dados e informações, a realização de análises, estudos e avaliações para fins de tomada de decisões, definição de estratégias de atuação, assunção de compromissos e obrigações e quaisquer outras finalidades, em qualquer tempo e sob qualquer condição. É proibida a reprodução ou utilização total ou parcial do presente sem a identificação da fonte.
InfoMercado Quinzenal - 366 2ª Edição - Jan/26
Data de publicação: 13/02/26
Boletim com os dados prévios de medição e posição contratual líquida de 1º a 31 de janeiro de 2026
Acessar PainelInfoMercado Quinzenal - 365 1ª Edição - Jan/26
Data de publicação: 22/01/26
Boletim com os dados prévios de medição e posição contratual líquida de 1º a 15 de janeiro de 2026
Acessar PainelInfoMercado Quinzenal - 364 2ª Edição - Dez/25
Data de publicação: 15/01/26
Boletim com os dados prévios de medição e posição contratual líquida de 1º a 31 de dezembro de 2025
Acessar PainelInfoMercado Quinzenal - 363 1ª Edição - Dez/25
Data de publicação: 19/12/25
Boletim com os dados prévios de medição e posição contratual líquida de 1º a 15 de dezembro de 2025
Acessar Painel