
Notícias
CCEE lança Download de Dados com informações sombra do preço horário
Entrega disponibiliza pacote completo de informações para análise do preço horário
Publicado em: 18/03/19 17:14 hs | Atualizado em 14/09/21 08:47 hs
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE lança, nesta segunda-feira (18/3), o Download de Dados com as informações individualizadas em base horária da contabilização sombra do Mercado de Curto Prazo – MCP. Os novos relatórios, que já podem ser extraídos diretamente no sistema DRI, e trazem dados que consideram o preço horário sombra, tornando possível aos agentes trabalharem com as informações necessárias para a análise completa do preço horário.
“O Download de Dados em base horária fecha um ciclo de entregas que garantem a estrutura necessária na CCEE para a implantação da operação do preço horário a partir de 2020, oferecendo também aos agentes a base de informações necessárias para que possam se preparar para essa evolução do mercado”, afirma o presidente do Conselho de Administração, Rui Altieri.
Comprometida com maior transparência e previsibilidade na formação do preço, a CCEE vem trabalhando desde abril de 2018 para disponibilizar aos agentes todos os dados necessários para a realização de uma análise completa do preço horário, visando a implementação, prevista para janeiro de 2020.
Acompanhe o passo-a-passo da evolução
A divulgação do preço horário sombra iniciou-se em abril de 2018 com a disponibilização do preço horário sombra, no qual, diariamente, a CCEE divulga em seu site e no aplicativo mobile os preços para cada hora do dia seguinte.
Para fazer este cálculo, é utilizado o modelo computacional DESSEM, desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel, que também serve de base para a operação do sistema feita pelo Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS.
A segunda fase de entregas ocorreu em dezembro de 2018, com o lançamento da contabilização sombra do PLD horário referente ao mês de outubro/2018. Os dados de entrada dos processamentos "sombra" são os mesmos utilizados no processamento certificado, com exceção do PLD e patamares de carga. Vale ressaltar que os resultados não consideram os ajustes financeiros calculados via Mecanismo Auxiliar de Cálculo – MAC e decisões judiciais.
Nesta mesma entrega de dezembro de 2018, para facilitar a navegação dos usuários na DRI, foi criada uma DRI sombra com os mesmos produtos da contabilização oficial. Ao todo, os agentes têm 45 relatórios disponíveis e a Consulta Dinâmica, que permite comparar os resultados da Contabilização Sombra com Contabilização Oficial e gerar diversos gráficos dinâmicos. Mais informações sobre o tema estão disponíveis na página da Contabilização Sombra.