Relacionamento


relacionamento próximo e eficiente


Em 2022, passamos a medir a satisfação dos clientes pela metodologia net promoter score (NPS), com índice de favorabilidade de 77%, o que demonstra nosso papel de suporte e parceria nos negócios dos nossos associados. Realizamos eventos e participamos de encontros para apresentar estratégias e ambições com o intuito de manter a qualidade dos nossos serviços e reiterar a contribuição para o avanço do setor.

Também desenvolvemos recursos de capacitação, contribuindo para o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam com esse mercado.

Relacionamento próximo e eficiente aos mais de 13,3 mil associados reforçam a CCEE enquanto parceira dos negócios do setor. A instituição encerrou 2022 com 35 mil solicitações atendidas e a excelência no atendimento representada com alto índice de favorabilidade no indicador NPS (Net Promoter Score).

A eficiência no atendimento ao cliente e a modernização na plataforma de relacionamento pautaram 2022, ano em que a resolução de 97% dos casos aconteceu em até 24h e em que a empresa passou a medir a satisfação dos clientes pela metodologia Net Promoter Score (NPS), apresentando um excelente resultado com índice de favorabilidade de 77%.

Esses números fortalecem nosso papel de apoiar o crescimento sustentável do mercado de energia elétrica, considerando o atendimento e o relacionamento como partes fundamentais desse processo. Reforçamos aos nossos associados o compromisso para um ambiente favorável aos negócios e reafirmamos que podem contar com o nosso suporte e parceria nos negócios.

Eventos, encontros e parcerias: Ainda na frente de relacionamento com os nossos associados, desenvolvemos eventos e participamos de encontros para apresentar estratégias e ambições para manter a qualidade dos nossos serviços e reiterar a contribuição para o avanço do setor.

Após um período de realização de eventos à distância, decorrente das adaptações durante a pandemia de Covid-19, 2022 marcou o retorno dos eventos presenciais, com realizações em formato híbrido, o que ampliou as possibilidades de participação. Entre os eventos e encontros que realizamos estão o Fórum de Debates sobre Formação de Preços e três Assembleias Gerais, a última destinada à apresentação da proposta orçamentária para 2023.

Fórum de Debates CCEE – Formação de Preços

Fórum de Debates CCEE – Formação de Preços

Internacionalização

Em 2022, ampliamos nossa participação em fóruns internacionais, reforçando a importante posição de operadora de um dos maiores mercados de energia do mundo.

Em julho, estivemos no 3º Seminário Internacional de Transformação da Distribuição e da Comercialização de Energia Elétrica, organizado pela Comissão de Integração Energética Regional (Cier) e realizado em Bogotá, na Colômbia. Durante o evento, contribuímos com as discussões sobre abertura do mercado no Brasil e liberdade de escolha do consumidor. Também realizamos reuniões estratégicas com o operador de mercado colombiano, a XM.

Marcelo Loureiro, conselheiro, durante evento da Cier, em Bogotá - Colômbia

Marcelo Loureiro, conselheiro, durante evento da Cier, em Bogotá - Colômbia

Recebemos, no dia 07/07, a visita do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e da Cônsul Geral indiana em São Paulo, Manisha Swami. Durante o encontro, foi possível apresentar os principais destaques do mercado nacional, bem como a importância da CCEE nesse cenário. Os representantes da Índia reforçaram os avanços do país nos últimos anos, com fortalecimento da economia e atração de investimentos estrangeiros.

Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e Cônsul Geral indiana em São Paulo, Manisha Swami, visitam a sede da CCEE.

Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e Cônsul Geral indiana em São Paulo, Manisha Swami, visitam a sede da CCEE.

Em agosto, participamos do Paris Session do Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (Cigré), realizado na capital francesa. Em discussões sobre o avanço do uso do Hidrogênio Renovável, a CCEE apresentou proposta para que o Brasil lidere um grupo de trabalho internacional sobre certificação de energia para a produção do combustível, sugestão que foi aprovada pela maior comunidade global do setor.

Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado, realiza apresentação no Cigré 2022, em Paris – França.

Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado, realiza apresentação no Cigré 2022, em Paris – França.

Em outubro, retornamos à Colômbia para participação no 2º Congresso sobre Hidrogênio para a América Latina e o Caribe, o H2LAC 2022, realizado em Cartagena. No evento, que reuniu mais de 500 representantes de 20 países da região, participamos contribuindo com o debate sobre a certificação do combustível no Brasil, entendendo os outros modelos em desenvolvimento nos demais países.

Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado, e Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração, durante H2LAC, em Cartagena - Colômbia.

Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado, e Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração, durante H2LAC, em Cartagena - Colômbia.

Capacitação

A contínua contribuição para o aprimoramento do setor elétrico faz parte de nossas prioridades, por isso, desenvolvemos recursos de capacitação para os profissionais que atuam com esse mercado. Um grande marco em 2022 foi o lançamento do primeiro MBA brasileiro em Gestão de Riscos na Comercialização de Energia Elétrica em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). As primeiras turmas estão programadas para iniciar em 2023.

Também oferecemos cursos online e treinamentos, atingindo, no ano, mais de 165 mil visualizações por meio da plataforma CapacitaCCEE. Adicionamos uma nova categoria na grade de cursos, chamada Modelos Computacionais do PLD, elaborada com participação da nossa equipe, juntamente com profissionais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No período, realizamos 28 treinamentos com o diferencial de salas virtuais híbridas com videoaulas para os conceitos introdutórios como forma de flexibilizar a visualização dos materiais e aumentar o tempo de interação entre os participantes durante as aulas. Por fim, a aplicação da prova de Certificação de Operadores do Mercado bateu recorde de aprovados, contemplando 80 alunos localizados em 11 estados brasileiros.

Possuímos, ainda, parcerias sólidas com as principais instituições públicas e privadas do setor elétrico, além de organizações voltadas à agenda socioambiental, o que nos permite ampliar nossa atuação de forma consistente.

Saiba mais

Veja também

Faça o download do relatório de sustentabilidade 2022 para conferir as principais ações consolidadas, detalhes das nossas iniciativas, estratégias e os resultados alcançados no período de 2022.

Saiba mais

Cidade de São Paulo