Pessoas


valorizar as pessoas faz parte da nossa história


Alinhados à nossa visão de ser referência mundial na operação de mercados de energia até 2030 e ter a valorização de pessoas entre os nossos valores institucionais, intensificamos nossas ações para a construção de um ambiente que potencialize nossos colaboradores e suas competências.

Promovemos a troca de conhecimento para tornar a experiência profissional em períodos de aprendizado e satisfação pessoal.

Gestão de pessoas

Alinhados à nossa Visão de ser referência mundial na operação de mercados de energia até 2030 e ter a valorização de pessoas entre os nossos valores institucionais, intensificamos nossas ações para a construção de um ambiente que potencialize nossos colaboradores e suas competências. Um dos indicadores do sucesso dessa política vem pelo reconhecimento, desde 2014, como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com a certificação Great Place to Work (GPTW). Em 2022, o índice de favorabilidade da organização superou os 80%, sendo um importante indicador de clima organizacional.

Em 2022, com a retomada das atividades presenciais após o avanço da vacinação contra a Covid-19, que permitiu melhor controle da pandemia, entendemos que o estabelecimento do formato híbrido seria um avanço para a organização. O projeto foi estruturado e executado, permitindo que tivéssemos uma nova estrutura laboral, com o revezamento entre as áreas.

Pessoas

Conduzimos essa nova fase com estrita atenção ao receber nossos colaboradores no escritório, reforçando aos protocolos exigidos para prevenção e mantendo os cuidados e acompanhamentos necessários para um retorno em segurança. Adicionalmente, focamos nossos esforços para garantir uma comunicação fluida para compartilhar com todos as informações sobre as atividades desenvolvidas no escritório.

Durante a pandemia, passamos a realizar rodas de conversa dos conselheiros com os colaboradores sobre temas prioritários da organização, o que gerou uma aproximação bastante saudável. Esse movimento se manteve em 2022.

Certificado Greate Place To Work

A certificação com o selo Great Place to Work (GPTW), pelo segundo ano consecutivo, nos reconheceu como um excelente lugar para se trabalhar com índice de favorabilidade de 86% sobre o nosso ambiente de trabalho. O selo, inclusive, é um importante indicador para nós e demonstra nossos investimentos em uma cultura focada no bem-estar e o quanto ela se reflete em produtividade, senso de pertencimento e engajamento dos nossos colaboradores, construindo em conjunto nossa trajetória.

Nossos colaboradores

Em 2022, nosso quadro de colaboradores somou 448 pessoas. Do total, contamos com 26 estagiários e jovens aprendizes, que desempenharam atividades que agregaram conhecimento à formação acadêmica além de aprendizados sobre o setor elétrico, bem como o funcionamento do dia a dia organizacional.

Saiba mais

Pessoas

Energia transformadora

Atração e Retenção de Talentos

Benefícios

A atração e retenção de talentos são temas extremamente relevantes para a CCEE. Promovemos a troca de conhecimento entre nossos talentos com o intuito de aprimorar as competências das equipes e tornar a experiência profissional em períodos de aprendizado e satisfação pessoal.

Alguns programas e incentivos que desenvolvemos e oferecemos na CCEE:

Programa de estágio: pensando no futuro do setor elétrico, desenvolvemos anualmente nosso programa de estágio para formação de profissionais com uma visão ampla do mercado de energia e da atuação da CCEE. Em 2022, contamos com a contribuição de 24 estagiários com a efetivação de 50% deles.

Energia de líder: programa de compartilhamento de boas práticas, informações sobre gestão e valorização do capital humano e intelectual.

Multiplicadores internos: estimulamos o compartilhamento de conhecimento dos nossos colaboradores nos mais diversos temas, desde ferramentas e orientações técnicas como por exemplo de metodologias ágeis, Tableau, SQL, bem como temas relacionados ao negócio.

CapacitaCCEE: programa destinado a colaboradores que ainda não possuem conhecimento pleno do negócio e precisam entender melhor temas como: regras, procedimentos e operação de sistemas. Projeto também ajuda a promover interação entre as áreas e times.

InovaCCEE: programa de inovação com frentes estruturadas para estimular práticas de inovação no dia a dia, agregando valor aos processos, atividades e práticas da empresa. O grupo que compõe o programa é formado por colaboradores multidisciplinares e conta com o apoio direto da nossa presidência. Em 2022, 35 colaboradores foram formados como “facilitadores de inovação” e poderão atuar em suas áreas identificando potenciais melhorias em tecnologias e processos.

Hackathon: Organizamos hackathons que reúnem grupos multidisciplinares para a elaboração de novas ideias que possam ser implementadas pela organização. Em 2022, tivemos quatro times vencedores na competição com soluções disruptivas para ampliação nas receitas da organização.

IndicaCCEE: Para promover a chegada de novos talentos à CCEE, em 2022 criamos o “Indica CCEE”, programa que incentiva a indicação de profissionais por parte dos atuais colaboradores da organização. O objetivo é que, dessa forma, novos talentos possam ser mapeados também por recomendação do nosso atual quadro.

Benefícios

Os benefícios fazem parte da equação para que os profissionais possam enxergar valor na empresa onde atuam. Contamos com benefícios voltados para o bem-estar físico e emocional; estímulo à educação; licença maternidade, paternidade e parentalidade; acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar para atender nossos colaboradores e convênio médico e odontológico com cobertura nacional, programa de gestantes e crônicos, além de campanha de vacinação.

Diversidade & Inclusão

Benefícios

Em 2022, implementamos nossa nova estratégia que envolve Propósito, Visão e Valores. Esse trabalho também incluiu focar nossos esforços em Diversidade e Inclusão, com o fortalecimento interno dessa agenda. Acreditamos que ambientes mais plurais também são mais criativos e inovadores, o que se reflete no reconhecimento de um lugar mais seguro e aberto ao diálogo.

Entre as nossas iniciativas que fomentam a diversidade e inclusão, destacamos o programa Mulheres em Fase com objetivo de ampliar a participação de mulheres em cargos de liderança. Nossa meta é equiparar, até 2025, o índice de mulheres líderes, que hoje é de 29%, com o percentual total de colaboradas, atualmente em 43%. Em 2022, também instituímos a licença parentalidade, proporcionando equivalência às licenças maternidade e paternidade, agora chamados de primeiro e segundo cuidador. A medida abrange todos os casais da CCEE e as diferentes configurações familiares.

Ao longo do ano também fomentamos a conscientização dos colaboradores de forma mais organizada com uma programação de encontros, rodas de conversas e palestras com especialistas sobre temas relacionadas à inclusão de grupos minoritários no mercado de trabalho. Sabemos que estamos no início de uma jornada e que teremos novas etapas endereçadas nos próximos anos.

Inclui CCEE

Adicionalmente, não podemos deixar de mencionar nosso programa IncluiCCEE, um movimento que iniciou há mais tempo. Criado em 2016, é direcionado a acolher profissionais com deficiência (PcD) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2022, fechamos o ano com 12 pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nossos times de colaboradores.

Saiba mais

Saúde e bem-estar

Estamos comprometidos em contribuir para o bem-estar físico e mental de nossos colaboradores e investimos na atenção primária, facilitando o acesso periódico a uma equipe de saúde multidisciplinar.

Ao longo do ano, realizamos ações entre os times com o foco de estimular nossos colaboradores a adotarem um estilo de vida mais ativo e hábitos saudáveis no dia a dia.

Saiba mais

Capacitação

Investimos constantemente na capacitação dos colaboradores, com formatos diferentes e complementares a exemplo de treinamentos, programas de formação junto à academia e palestras com especialistas.

Nosso objetivo é aprimorar o conhecimento técnico e o acompanhamento da evolução no setor elétrico pelos nossos profissionais, contribuindo para equipes mais preparadas e, consequentemente, para a qualidade dos serviços que oferecemos ao mercado de energia elétrica.

Para potencializar a troca de conhecimento, também criamos programas para que nossos colaboradores sejam multiplicadores internos dos aprendizados adquiridos.

Em 2022, desenvolvemos ainda um programa de formação in-company em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Sob o título “Economia da Eletricidade e Novas Tendências de Mercado”, o projeto foi pensado para o desenvolvimento dos colaboradores a partir de uma perspectiva de estudos sobre o futuro do setor elétrico.

O projeto CapacitaCCEE, uma parceria entre as áreas de Gestão de Pessoas e Capacitação ao Mercado, é realizado internamente para colaboradores que precisam aprofundar os conhecimentos sobre o setor elétrico. O intuito é gerar conhecimento técnico de qualidade e, em 2022, foram 5 módulos no programa, totalizando 80 horas de treinamento com 30 colaboradores.

Saiba mais

Veja também

Faça o download do relatório de sustentabilidade 2022 para conferir as principais ações consolidadas, detalhes das nossas iniciativas, estratégias e os resultados alcançados no período de 2022.

Saiba mais

Cidade de São Paulo