ESG


fortalecendo práticas socioambientais


Nossa transformação de cultura implementada em 2022 também considera avanços para nossa atuação em ESG (environmental, social and governance) ao buscar soluções que atendam os desafios atuais e futuros nas três frentes dessa agenda.

Sustentabilidade como base do nosso avanço

Nosso Propósito em desenvolver mercados de energia eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade e nossa Visão de longo prazo, que é chegar a 2030 como referência mundial na operação de mercados de energia, estão completamente conectados em fortalecer boas práticas ambientais, sociais e de governança. Desse modo, nossa transformação de cultura implementada em 2022 também considera avanços para nossa atuação em ESG (Environmental, Social and Governance) ao buscar soluções que atendam os desafios atuais e futuros nas três frentes dessa agenda.

Estamos comprometidos no enfrentamento dos desafios da sociedade ajudando a desenvolver mercados de energia limpa e acessível; contribuindo na evolução das questões sociais, a partir do apoio para amenizar desigualdades, e prestando um serviço de excelência ao setor de energia elétrica, numa estrutura de governança que preza pela ética e transparência.

Sustentabilidade energética

Somos pioneiros no segmento de certificação de energia para o mercado de hidrogênio renovável no Brasil

O ano de 2022 marcou o registro do recorde de geração de energia renovável no Brasil, ultrapassando o marco de 92% de participação de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total fornecido ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o maior percentual dos últimos 10 anos. No mesmo período, inovamos o mercado com o lançamento da primeira certificação brasileira de energia para o mercado de hidrogênio renovável, versão inicial de um documento que atestará a origem de produção do insumo a partir de fontes de baixa emissão de carbono. O objetivo é atender a demanda de projetos piloto para fabricação do produto no Brasil.

A certificação foi desenvolvida a partir de uma série de reuniões e workshops com mais de 200 representantes da cadeia produtiva, levando em consideração particularidades do país, como a relevância das hidrelétricas, e exigências do mercado europeu, considerando o continente como um dos potenciais clientes.

Para a definição de requisitos internacionais para a certificação do hidrogênio, fazemos parte de um grupo de trabalho com lideranças do setor em nove países, sob liderança brasileira, com o objetivo de definir quais critérios serão considerados para que o insumo seja classificado como de baixo carbono, impulsionando o mercado global do produto e assegurando seus benefícios para a transição energética mundial. A intenção é disponibilizar, até 2024, diretrizes que poderão ser usadas por empresas que estejam comercializando o hidrogênio e seus derivados em todos os continentes.

Neste primeiro momento, certificaremos o produto gratuitamente e o documento terá dois tipos de classificação, sendo uma para o insumo 100% renovável, fabricado a partir de energia eólica, solar ou de hidrelétricas, e outra para aqueles parcialmente renováveis, que contam com o complemento de alguma outra fonte, de empreendimentos termelétricos.

Hidrogênio Renovável

Pacto Global

logo-pacto-global

Em 2022, iniciamos o processo de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de assumir a responsabilidade de contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030.

Estamos comprometidos com os desafios globais em torno de uma agenda sustentável, com políticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e de questões sociais diante do combate às desigualdades que se tornou ainda mais urgente. Pretendemos, com nossa participação, endossar a participação do setor elétrico em agendas globalizadas, reforçando uma cadeia de valor que preza pela sustentabilidade e evolução.

O Pacto Global da ONU é a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo e envolve empresas e organizações de 160 países para promover o crescimento sustentável e da cidadania, alinhando suas estratégias e operações aos dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Contribuindo com o amanhã

Entre nossas ações de responsabilidade social, em 2022 ampliamos nossa parceria firmada em 2021 com o Instituto Fazendo História, organização não-governamental que apoia crianças e jovens separados de suas famílias. O acolhimento realizado pelo instituto tem a missão de ajudar a construir histórias de vida potentes, interrompendo um ciclo de abandono, ruptura e violência.

No último ano, planejamos e apresentamos em assembleia o orçamento para 2023, sendo aprovada a utilização de um percentual do saldo orçamentário para ações de responsabilidade social, que também englobam o reforça da parceria com o Instituto. Nossos colaboradores também são incentivados a apoiar a entidade e, a partir desse passo, poderemos atuar de forma mais estruturada, ajudando a financiar iniciativas da instituição, com toda a transparência nos processos realizados.

Hidrogênio Renovável

Governança

Como instituição responsável pela integração entre os diversos agentes de mercado em um setor tão fundamental quanto o da energia elétrica, a CCEE entende que confiança é uma premissa de sua atuação. Por isso, temos uma robusta estrutura de Governança, que busca orientar a organização para melhoria contínua e oferecer segurança ao mercado como um todo, com respeito, transparência e seriedade.

A CCEE é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, mantida e composta pelos agentes que formam o mercado brasileiro de energia elétrica. Nossa Governança é formada por representantes indicados pelas empresas geradoras, distribuidoras, comercializadoras, importadoras e exportadoras de energia. Além disso, consumidores livres e especiais também integram o grupo de mantenedores e dirigentes da organização.

Temos a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como reguladora, e integramos a governança do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Ocupamos uma posição de destaque no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), com participação ativa e relevante. Somos, ainda, parceiros do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nossa governança é formada por um Conselho de Administração, uma Superintendência e um Conselho Fiscal, estrutura que permite garantir um dos mais importantes objetivos da nossa instituição: fomentar um mercado seguro e eficiente, que ofereça excelência e agilidade nas operações. Todas as nossas decisões estatutárias são tomadas na Assembleia Geral. Em 2022, acompanhando o contínuo desenvolvimento do mercado, apresentamos ao Ministério de Minas e Energia (MME) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma proposta de aprimoramentos de nossa Governança Corporativa.

A iniciativa tem por objetivo adequar o modelo de gestão ao processo de modernização do mercado de energia. Após as interações com MME e Aneel, realizamos reunião com as associações e representantes do setor elétrico para apresentar a sugestão.

Durante o encontro, ressaltamos a importância de se incorporar as melhores práticas da administração, mantendo a soberania da Assembleia Geral dos agentes no direcionamento da CCEE.

Governança

Veja também

Faça o download do relatório de sustentabilidade 2022 para conferir as principais ações consolidadas, detalhes das nossas iniciativas, estratégias e os resultados alcançados no período de 2022.

Saiba mais

Cidade de São Paulo