Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Grupo de trabalho analisa atributos e requisitos para certificação do hidrogênio

Participantes ressaltam a competitividade do combustível por conta de seu atributo ambiental

Publicado em: 12/07/22 10:22 hs | Atualizado em 12/07/22 10:26 hs

Planta nascendo com tom verde e logo da CCEE no canto esquerdo

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é tema de debates frequentes no setor elétrico. Na última quinta-feira, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promoveu a 3ª reunião do Grupo de Trabalho para discussão da certificação desta energia. Com mais de 50 participantes, o encontro contou com a presença de representantes de instituições do setor, como a Empresa de Pesquisa Energética - EPE, de empresas que planejam investimentos no segmento e organizações que promovem estratégias internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Após analisar as propostas da Comissão Europeia para classificação do hidrogênio na última reunião, o grupo de trabalho compartilhou visões gerais sobre os atributos e requisitos em pauta para certificação deste combustível como renovável. Aspectos como a origem da geração, a pegada de carbono da cadeia – indo desde a produção até o transporte –, as tecnologias adotadas e critérios locais como adicionalidade e correlação temporal.

Os participantes ressaltaram a importância de a certificação abranger todas as rotas tecnológicas de produção do hidrogênio. Ao mesmo tempo, reforçaram que a identificação do seu atributo ambiental é fundamental para assegurar a competitividade no mercado.

“A entrada do hidrogênio no mercado deverá trazer impactos positivos na descarbonização do setor industrial, na economia dos países com os investimentos para desenvolvimento do parque produtivo e benefícios socioeconômicos”, destaca Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado da CCEE, que coordenada o grupo de trabalho.

As reuniões colaborativas para concepção da certificação do hidrogênio continuarão nos próximos meses. Lembrando que a CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética. 

Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias