comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Avisos

CO – Repasse Preliminar do Excedente de Energia de Reserva - MCP – out/21

850/21 - Publicado em: 18/11/21 15:14 hs | Atualizado em 23/12/21 14:13 hs

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE repassará aos usuários de Energia de Reserva* o montante de R$ 1.026.259.745,20 (um bilhão, vinte e seis milhões, duzentos e cinquenta e nove mil, setecentos e quarenta e cinco reais e vinte centavos), referente ao excedente de Energia de Reserva de outubro de 2021. O repasse ocorrerá na próxima liquidação do Mercado de Curto Prazo – MCP, em 09 de dezembro (crédito), conforme informado ao mercado por meio do CO 542/21.

Os recursos financeiros repassados a título de excedente financeiro da Conta de Energia de Reserva - Coner não são impactados pelo rateio da inadimplência e são rateados proporcionalmente ao consumo de cada agente nos últimos 12 meses, conforme Regras de Comercialização da Liquidação do MCP.

Cabe ressaltar que os agentes inadimplentes no âmbito da liquidação de Energia de Reserva não possuem direito ao repasse do excedente. 

Para consultar os valores individuais que cada agente irá receber, acesse:  

Ambiente de Operações > DRI

Painéis > Mercado de Curto Prazo > Sumário  > “Resultado Referente ao Excedente Financeiro da Energia de Reserva - RES_EXCD_ER a,m (R$)”
 
Metodologia de rateio do Excedente de Energia de Reserva

A distribuição dos valores será feita em proporcionalmente ao consumo de cada agente de mercado. O crédito considera o fator de participação no pagamento de Encargos de Energia de Reserva (F_EER) de cada agente, apurado na contabilização de julho de 2021. O fator considera o consumo líquido dos últimos 12 meses dos agentes, com defasagem de dois meses, ou seja, o consumo líquido relativo ao período de agosto de 2020 a julho de 2021.

Para agentes com histórico de consumo inferior ao período de 12 meses, o consumo é apurado apenas no período em que o agente participou da contabilização do MCP. Agentes aderidos a partir de setembro de 2021 não possuem consumo na janela de apuração e, por isso, não fazem parte do rateio de recursos.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

(*) Usuários de Energia de Reserva são os agentes de distribuição; consumidores livres; consumidores especiais; autoprodutores na parcela da energia adquirida; produtores de geração com perfil de consumo; ou agentes de exportação.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias