Convênios e Parcerias

Mantemos convênios com as principais instituições do setor energético

Possuímos uma relação de muita proximidade e sinergia com as principais instituições públicas e privadas do setor elétrico. São parcerias sólidas que possibilitam uma troca contínua de informações, estudos e inovações, o que contribui significativamente para o aperfeiçoamento do mercado.

Confira, a seguir, mais informações sobre cada uma das parcerias e associações que mantemos.

Selo
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) se constitui numa avançada infraestrutura para pesquisa aplicada em sistemas e equipamento elétricos, visando à concepção e ao fornecimento de soluções tecnológicas especialmente voltadas à geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil. O convênio nos oferece diversos benefícios, como desconto de 10% no valor das propostas de serviços tecnológicos (serviços de laboratórios, perícias e estudos) e na aquisição das licenças de uso dos programas (com suas renovações anuais) e inscrições de cursos ministrados pelo Cepel.

Selo
Acordo operacional com o ONS

O Acordo Operacional que temos com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) existe desde julho de 2007 e foi renovado em 2010. A parceria garante a integração, a cooperação e a instituição de diretrizes de relacionamento e intercâmbio de dados, compatibilidade das regras e procedimentos de comercialização, além de garantir o funcionamento adequado do Sistema Interligado Nacional (SIN), considerando características técnicas e de mercado, imprescindíveis para o desenvolvimento adequado das atividades de ambas as organizações.

Selo
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) é o principal centro de referência na produção e disseminação de conhecimento e práticas de comunicação corporativa no Brasil. A organização, fundada em 1967, não tem fins lucrativos, e desenvolve estudos, pesquisas e publicações, além de oferecer cursos e promover eventos de capacitação.

Selo
Conseil International de Grands Réseaux Eléctriques - Cigré

O Comitê Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (Cigré) é uma organização fundada na França, em 1921, para debater regulamentações no campo da eletricidade de alta tensão. A comunidade Cigré conta com 14 mil membros e a organização está presente em mais de 90 países, incluindo o Brasil, onde somos um dos seus associados.

Selo
Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip). Sua missão é contribuir para que as empresas consigam gerir seus negócios de forma socialmente responsável. O Instituto foi criado por empreendedores e executivos da iniciativa privada, de diversas áreas, em 1998.

Selo
Selo e Certificação de Energia Renovável (ABEEólica, Abragel e Totum)

Desde 2016, participamos dos procedimentos de emissão de Certificados e Selos de Energia Renovável, num acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e o Instituto Totum.

Fornecemos informações sempre que for necessária a verificação dos dados de geração de energia. Nossa entrada no processo fez com que a iniciativa se adequasse às melhores práticas adotadas pelos certificadores internacionais, o que resultou em sua inserção na plataforma mundial de comercialização do IREC.

Selo
Selo Energia Verde (UNICA)

Concedemos, juntamente com a UNICA, o Selo Energia Verde, que certifica empresas produtoras e consumidoras da energia limpa e renovável produzida por usinas à biomassa de cana-de-açúcar. As instituições possuem um acordo de cooperação em que trocam informações para confirmar a origem contratual da energia comercializada pelas usinas no mercado livre de energia, possibilitando o reconhecimento do selo daquelas que utilizam a biomassa e cumprem requisitos socioambientais definidos pela UNICA. Para que uma empresa consumidora, assim como a Copercana, receba o Selo, é necessário que 20% da energia consumida seja proveniente de usinas de biomassa de cana-de-açúcar, dentre outras diretrizes. A energia deve ser adquirida diretamente das usinas produtoras ou de empresas associadas à Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que também apoia o Selo. As usinas geradoras de bioeletricidade recebem o certificado desde que atendam aos critérios de sustentabilidade e requisitos de eficiência energética, além de estarem adimplentes em nosso quadro e da UNICA.

Selo
APEx

APEx é uma associação que reúne operadores de mercados e bolsas de energia de todo o mundo para discussão de temas técnicos, intercâmbio de experiências e troca de informações entre seus membros, que representam mais de 30 países.

Anualmente, a APEx realiza conferências globais voltadas a debates como estimular e aperfeiçoar os mercados competitivos e globais de energia elétrica.

Selo
Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia – IBDE

O Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE) é uma associação civil sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária ou com qualquer grupo econômico. Seu principal objetivo é divulgar estudos e pesquisas sobre as questões jurídicas do setor de energia.


Tamanho do Texto