Medição

Registramos um aumento de 20% em pontos de medição de energia em 2021

Nossa plataforma de gerenciamento das informações sobre medição de geração e consumo de energia elétrica dos agentes de mercado, chamada de Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), registrou um aumento de 20% na quantidade de pontos de medicação cadastrados em 2021. No último dia de dezembro, tínhamos 35.021 pontos listados em nosso sistema.

Uma de nossas obrigações é mensurar as exposições positivas ou negativas de cada agente em relação ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Para cumprir essa tarefa, apuramos e comparamos os dados com os contratos de compra e venda de energia elétrica registrados no CliqCCEE, contabilizando, assim, todas as operações do mercado de curto prazo.

Agimos sempre com absoluta transparência, publicando relatórios, gráficos e extratos de coletas no SCDE. Todos os interessados podem acompanhar as operações de manutenção dos dados de cadastro dos pontos de medição dos agentes, registro de notificações de manutenção, coleta automática diária dos dados de medição, realização de eventuais ajustes necessários e estimativa de dados faltantes.

Ao fim de 2021, um total de 1.993 agentes de medição estavam cadastrados para acessar e operar o sistema.

Confira, abaixo, a evolução dos pontos de medição:

Evolução do cadastro de pontos de medição no SCDE

Ano Pontos Cadastrados
2005 2.653
2006 3.169
2007 3.329
2008 4.267
2009 4.890
2010 5.878
2011 6.654
2012 8.035
2013 8.955
2014 9.435
2015 9.958
2016 14.815
2017 18.057
2018 20.042
2019 23.485
2020 29.151
2021 35.021

Evolução do cadastro de pontos de medição no SCDE

Pontos de Medição Flexibilizados

Ao fim de 2021, tínhamos 20.087 pontos flexibilizados, o que representou 57% de todos os 35.021 pontos de medição cadastrados em nossa instituição.

A flexibilização dos pontos de medição foi permitida pela Resolução 688/15, que simplificou os requisitos do Sistema de Medição e Faturamento (SMF) ao retirar a obrigatoriedade de utilização de um segundo medidor de retaguarda para consumidores especiais entre 0,5 MW a 3 MW naquele momento.

Em março de 2017, a autorização foi ampliada pela Resolução 759/17 para distribuidoras, consumidores livres (acima de 3 MW) e centrais geradoras não programadas e nem despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Evolução dos Pontos com Flexibilização

Gestão da Medição

Novas Funcionalidades – Gestão e Operação da Medição

Em janeiro de 2021, implantamos nas operações diárias de medição as alterações decorrentes da versão 6 do Módulo 5 – Medição dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (Prodist), documento este aprovado pela Resolução Normativa Aneel 863/2019.

Como complemento, disponibilizamos também uma nova forma de coleta de dados de medição ao mercado, identificada como coleta integrada. Sua funcionalidade permite a utilização da plataforma de integração para coleta de dados de medição.

Fizemos manutenções nas funcionalidades para permitir o incremento na gestão diária dos dados de medição, nas quais podemos destacar o Módulo de Análise do SCDE e nas funcionalidades disponíveis no AppCCEE.

O Módulo de Análise do SCDE permite a criação de pesquisas que podem ser preservadas, integralizadas em diferentes bases (horária, diária ou mensal) para os agentes e pontos que se deseja visualizar os dados.

Permite também a exibição de gráficos comparativos de grandezas todas as grandezas, o que facilita a gestão diária da medição.

No AppCCEE, encontram-se disponíveis funcionalidades que permitem o recebimento de aviso de períodos de dados faltantes, auxiliando assim na gestão da resolução de problemas que impactam na coleta dos dados de medição.

Em complemento, como segunda opção, possibilitam que o usuário escolha o período do mês em que deseja receber o aviso de ausência de dados.

Existe a possibilidade também de programar o envio de aviso de percentual, que informa a quantidade de pontos de medição com ao menos uma hora faltante em relação à quantidade total de pontos de medição consolidados no perfil do usuário.

Implantamos outra funcionalidade no AppCCEE para acompanhamento dos ajustes de dados de medição. Os usuários que possuem perfil autorizado a visualizar as informações do Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), poderão acessar as notificações de ajuste de dados de medição registradas para pontos do agente conectante ao qual possui permissão.

O AppCCEE autoriza a identificação da situação de cada ajuste e visualização de informações detalhadas por ponto de medição. Isso inclui, por exemplo, a quantidade de horas, período, motivo e o montante de energia ativa líquida após o registro de ajustes e avaliação da instituição. Assim, ficam disponíveis as informações referentes aos ajustes de dados de medição para o mês de operação de referência. E ainda as informações atualizadas do cadastro do SCDE para consulta dos agentes.

As inconsistências identificadas no processo de coleta de dados, também podem ser observadas, pois isso permite realizar o acompanhamento (em tempo real) das inconsistências de pontos com medição horária que ultrapassaram 25% da capacidade nominal cadastrada para geração ou consumo; de medidores com horário (relógio) divergente da referência (GMT-3) e valores parametrizados nos medidores divergentes dos cadastrados no SCDE (Código de 14 dígitos, Número de Série e Constante de Integração).

Nosso objetivo é ampliar a eficiência e o desempenho da gestão diária de medição para o mercado.


Navegue por Aqui

Tamanho do Texto