Conselho de Administração

Conselho de Administração atua possibilitando continuidade da oferta de energia e segurança do mercado

Nosso Conselho de Administração é formado por cinco membros com vasta experiência na cadeia energética. Tendo amplo reconhecimento no mercado e atuação em grandes empresas e instituições, esses profissionais foram indicados para a organização pelos agentes que formam o setor.

Cada conselheiro é indicado por uma categoria de empresas: Geração, Distribuição e Comercialização. Um quarto nome é indicado coletivamente pelas três categorias. Já a quinta e última posição é indicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o nome sendo submetido à aprovação durante Assembleia. Cada membro passa a ser responsável pela gestão de uma das cinco áreas da instituição.

O colegiado atua com total independência na gestão da instituição, e se reúne, semanalmente, para debater e tomar decisões estratégicas que garantam a oferta e segurança do fornecimento de energia no Brasil.

O Conselho de Administração toma a decisão final sobre o ingresso e o desligamento de agentes de mercado, orienta as práticas operacionais e financeiras da organização, aprova a contratação de auditorias independentes e encaminha pareceres para apreciação e votação nas assembleias gerais.

Conheça o presidente e os membros do colegiado em 2021.

Rui Altieri

Rui Guilherme Altieri Silva

Presidente

Eleito para um primeiro mandato em 2015 e reconduzido ao cargo em 2019, o engenheiro eletricista Rui Altieri tem carreira de muito sucesso no mercado energético. Altieri já foi superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado e superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O engenheiro eletricista também exerceu cargos de gestão por mais de duas décadas na então Centrais Elétricas do Pará (Celpa), estando à frente da regional de Tucuruí e do departamento de Operação do Sistema Elétrico. Além de presidir o Conselho, é responsável pela área Estratégica.


Talita Porto

Talita Oliveira Porto

Conselheira

Talita Porto integra nosso Conselho de Administração desde 2016, tendo sido reeleita em 2020 e ocupando, atualmente, a vice-presidência. Também é a responsável pela área de Gestão de Mercado da instituição. A conselheira é engenheira eletricista, com mestrado em pesquisa operacional pela PUC-Rio e especialização em Direito da Energia Elétrica. Tem mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, com passagens pela Eletrobras, Cepel, Furnas, PSR, Andrade & Canellas Consultoria, AES Tietê e Renova Energia nas áreas de regulação, comercialização de energia, avaliação de projetos, planejamento da expansão e desenvolvimento de software para planejamento da expansão e despacho hidrotérmico brasileiro. Entre 2005 e 2009, foi uma das fundadoras da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde exerceu cargo de Superintendente de Geração de Energia. Foi conselheira da Abragel, além de acumular atuações em outras importantes associações do setor como a Abeeólica, a Apine e a Absolar.


Roseane Santos

Roseane de Albuquerque Santos

Conselheira

A advogada Roseane Santos possui mais de duas décadas de experiência no setor elétrico e ampla assessoria jurídica a clientes da área de energia, já foi consultora do antigo Mercado Atacadista de Energia (MAE), que mais tarde viria a se tornar a CCEE, além de superintendente Jurídica Corporativa da Neoenergia e diretora jurídica regulatória e de Relações com Investidores da Multiner S.A. e da MESA Participações. Entre 2016 e 2019, foi diretora executiva da área de Energia e Regulatória na Martorelli Advogados.


Marco Delgado

Marco Antonio de Paiva Delgado

Conselheiro

Marco Delgado é engenheiro eletricista com doutorado em Planejamento Energético. Foi eleito para o Conselho em 2020, tendo sido indicado pelos agentes da categoria de distribuição. O conselheiro é autor e coautor de diversos livros e publicações na área de regulação econômica. Foi consultor do Instituto Nacional de Tecnologia em projetos de eficiência energética e da Light na área de tarifas. Anteriormente, era diretor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).


Marcelo Loureiro

Marcelo Luís Loureiro dos Santos

Conselheiro

Marcelo Loureiro foi eleito para o nosso Conselho de Administração em 2020. É engenheiro eletricista, com mestrado e doutorado em Formação de Preços e Planejamento de Sistemas Hidrotérmicos. Possui um MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outro em CORe (Credential of Readiness) pela Harvard Business School. Atua em mercados energéticos (energia elétrica e gás natural) desde 2001 e, antes de assumir o cargo de conselheiro, era diretor de energia da Associação Brasileira de Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape).


Tamanho do Texto


NAVEGAÇÃO RÁPIDA