A Conta de Energia de Reserva (Coner) é responsável pela arrecadação do Encargo de Energia de Reserva (EER) junto aos consumidores e o pagamento aos geradores contratados nos leilões específicos realizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Desde 2009, a instituição passou a representar os agentes de consumo na contratação deste tipo de energia e assumiu a responsabilidade pela centralização das relações contratuais e administração dos recursos financeiros.

As transações da Coner são certificadas por uma auditoria independente, que verifica mensalmente se os demonstrativos de receitas e despesas estão em conformidade.

EXCEDENTE FINANCEIRO

A Energia de Reserva é liquidada no Mercado de Curto Prazo (MCP) pelo valor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Quando o preço de venda das usinas contratadas nessa modalidade é maior que o PLD, é necessário o recolhimento de encargo para custear essa geração. Mas, se o PLD fica acima do preço da energia de reserva, a operação gera superávit, que é acumulado e repassado aos consumidores.

Abaixo, na tabela Excedente Financeiro, você visualiza o histórico de estimativas até 2018. A partir de outubro daquele ano, a CCEE se tornou responsável pela gestão e simulações de movimentações da Coner. Como as projeções são voláteis e realizadas mensalmente, o relatório de longo prazo foi descontinuado.

LINKS DE APOIO

CANAIS

Escolha o canal que deseja consultar

CCEECanais

Loading...