CONTA COVID

A Conta COVID foi criada para viabilizar uma operação financeira para alívio do caixa das distribuidoras de energia durante a pandemia da Covid-19, estruturada em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério da Economia (ME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O empréstimo contratado e administrado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) tem como objetivo garantir a liquidez do setor, ao mitigar os impactos da redução do consumo e do aumento de inadimplência. 

Para o consumidor, a iniciativa representa a postergação e o parcelamento de impactos tarifários que, caso contrário, teriam efeitos imediatos nas contas de energia. Os eventuais aumentos na tarifa, necessários diante da situação, agora serão diluídos em 60 meses.

Os repasses dos montantes contratados para as empresas de distribuição ocorreram até dezembro de 2020. Cada distribuidora tem uma cota específica da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE para a amortização das operações contratadas, por meio do encargo tarifário chamado de CDE-COVID.

As transações da Conta COVID são auditadas pela PwC Brasil, auditoria independente que verifica se as operações financeiras, fiscais, tributárias e contábeis estão em conformidade.

A operação já recebeu dois reconhecimentos internacionais da publicação Latin Finance, especializada no mercado financeiro de economias da América Latina e Caribe. Em 2021, a Conta COVID foi vencedora na categoria Loan of The Year, no prêmio Project & Infrastructure Finance Awards. Em 2020, conquistou a categoria Financiamento Estruturado do Ano, no prêmio Deals of the Year.

LINKS DE APOIO

CANAIS

Escolha o canal que deseja consultar

CCEECanais

Loading...