Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Emissão da Certidão de Adimplemento passa a contar com novas funcionalidades

Aprimoramento faz parte do projeto de descomissionamento do Sistema de Gestão de Processos (SGP)

Publicado em: 05/08/22 09:59 hs | Atualizado em 05/08/22 10:08 hs

Desenho de laptop aberto com informações na tela em um fundo totalmente azul com a logomarca da CCEE no canto superior direito

Em nova fase do projeto de aperfeiçoamento da emissão da Certidão de Adimplemento, desenvolvido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) como parte do processo de transição para descomissionamento do Sistema de Gestão de Processos (SGP), os agentes passam a contar com novas funcionalidades para acesso ao documento.

As novas funcionalidades são a Recorrência de Emissão da Certidão, a Consulta de Solicitações Efetivadas e a Gestão da Recorrência, permitindo ao agente um melhor gerenciamento desse processo.

Como primeira funcionalidade, ainda na solicitação da emissão da Certidão, o agente poderá indicar os parâmetros para que o documento seja emitido mensalmente, sendo enviado de forma automática para os e-mails da última solicitação realizada, juntamente com o boleto para pagamento do emolumento.


Além da opção de solicitar para receber mensalmente a Certidão de Adimplemento, agora também é possível fazer a gestão por meio da funcionalidade “Recorrência”, optando pelo cancelamento do recebimento.


 Outra novidade é que está disponível a possibilidade de consulta das solicitações efetivadas, onde pode ser realizado o download do boleto para pagamento e do documento.


 
Essas funcionalidades já estão disponíveis no Ambiente de Operações, no Menu Gestão de Inadimplências, como especificado neste conteúdo do lançamento do projeto.

Blockchain

Outro aprimoramento entregue pela CCEE é que, a partir de agora, a organização passa a utilizar a tecnologia blockchain nos documentos emitidos. Em todas as certidões, o agente poderá observar um campo direcionado à autenticação do arquivo.

A novidade permitirá verificação da validade do documento por meio dos canais da CCEE – ao consultar o QR Code com a câmera do smartphone, ocorre o redirecionamento para uma página da organização com os detalhes sobre o arquivo.


QR Code permite consulta sobre validade e situação do documento utilizando tecnologia de Blockchain com validação direta no site da CCEE


Os descomissionamentos de aplicações no SGP foram motivados a partir de um diagnóstico realizado junto aos clientes e que apontou a necessidade de aperfeiçoamento da experiência no uso das funcionalidades, haja vista a elevada necessidade dos serviços. No caso da Certidão de Adimplemento, os indicadores apontam que, nos seis primeiros meses de 2022, mais de 1.200 emissões foram realizadas. Além de mais essa entrega, ainda está previsto novo aprimoramento no processo de emissão da certidão, que está em fase final de desenvolvimento para lançamento em breve ao mercado.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias