comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Avisos

CO – Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE): Simulação nesta terça-feira (14), às 14h

434/22 - Publicado em: 14/06/22 11:37 hs | Atualizado em 14/06/22 11:43 hs

Nesta terça-feira (14), será realizada a simulação do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE) de junho de 2022, a partir das 14h. A rodada é destinada à preparação do mercado para o processamento oficial, que ocorre nos dias 20 e 21 de junho.  

Na simulação do MVE, os agentes poderão se familiarizar com as funcionalidades do sistema, bem como conferir os acessos dos logins de usuário e demais dados importantes para o processamento oficial.

Dessa forma, é importante que os agentes que queiram comprar energia pelo MVE participem da simulação não apenas para se familiarizarem com o sistema, mas também para que consultem sua situação de elegibilidade prévia e, eventualmente, tenham tempo de regularizar possíveis pendências.

A CCEE ressalta também a importância de que os usuários (logins) que irão efetivamente submeter lances no sistema participem da simulação, para fins de teste de acesso e validação de infraestrutura, de modo a assegurar uma operação tranquila nos dias 20 e 21 de junho.

A simulação ocorrerá em duas etapas, com períodos de vinte e cinco minutos para envio de lances pelos agentes. A figura abaixo apresenta o encadeamento de execução e horários programados das etapas, bem como os produtos que cada uma irá ofertar.


Lembramos que conforme Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nº 1.015/2022, os produtos mensais e plurianuais previstos na Resolução Normativa Aneel nº 904/2020 não serão ofertados neste processamento do MVE, haja vista as indefinições dos respectivos critérios de repasse tarifário do Módulo 4 do PRORET.

Ainda relacionado a REN-ANEEL nº 1.015/2022, informamos que não serão exigidos aportes de garantias financeiras para participação e fiel cumprimento neste processamento do mecanismo, uma vez que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) segue em processo de implementação dos sistemas para essa operacionalização. Reforçamos que os agentes serão notificados com antecedência, via comunicado, quando a regra entrar em vigor.

Assim como ocorrerá no processamento oficial, na simulação também será possível o envio de ofertas por meio de preenchimento de formulário eletrônico diretamente das telas do MVE ou por meio de importação de planilha padrão disponibilizada pela CCEE. Utilize este modelo de planilha padrão.

Os usuários poderão acessar o sistema pelo Portal CCEE > Ambiente de Operações > Sistema MVE. 

A Câmara de Comercialização recomenda aos participantes utilizarem o navegador web Google Chrome para acesso ao sistema do MVE.

Capacitação 

Os agentes interessados em conhecer mais sobre os conceitos e regramentos do MVE para participação na simulação, bem como no processamento oficial, podem acessar o vídeo de capacitação específico sobre o MVE que está disponível no Portal de Aprendizado. 

A CCEE também disponibilizará o contato direto para esclarecimentos de dúvidas dos agentes durante a simulação e rodadas oficiais pelo telefone (11) 3175-6430 e e-mail: mve@ccee.org.br.

Limites de venda

Importante destacar ainda que, no dia da simulação, os dados de limites de venda que serão exibidos nas telas do sistema serão fictícios.

Atenção!

Conforme divulgado no CO 351/22, após a implementação de aperfeiçoamentos no Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), ressaltamos a importância de os agentes que participarão da Simulação do MVE verificarem previamente a habilitação concedida aos seus perfis a fim de garantir uma operação tranquila no decorrer mecanismo.

Mais informações disponíveis nos comunicados COs 418/22 e 430/22.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias